‘Nómadas do Pensamento’ é um conjunto de debates que pretende regressar a temas intemporais, libertos de condicionamentos e espartilhos herdados dos percursos históricos que desde há muito limitaram o debate entre o Religioso, o Espiritual, a Estética e a Filosofia.
Com uma ciclicidade que nos espanta, os nacionalismos, associados a posturas populistas detentoras de aparentes respostas a problemas muito concretos, regressam às agendas das urgências do chamado mundo ocidental.
Após o mais longo período de paz na Europa, depois de um crescimento económico que parecia imparável, e de se ter atingido um bem-estar inédito na história da humanidade, encontramos altamente disseminadas narrativas que tolhem tudo o que a modernidade criou, defendendo retrocessos penais, fechamentos culturais, perseguições e discriminações.
Em reação a uma globalização que parecia imparável, surgem movimentos que se consolidam nos muros, no afastamento do outro, na hierarquia do humano como salvação do social.É em torno deste tema que o ‘Nómadas do Pensamento’ se organizará, naquele que se prevê um debate aberto e frutuoso.
A Fundação Marquês de Pombal associa-se a esta iniciativa, acolhendo o evento no Palácio dos Aciprestes no dia 11 de janeiro, às 21h30. Convidados Onésimo Teotónio Almeida Viriato Soromenho Marques.
A iniciativa conta com Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto como anfitriões e Onésimo Teotónio Almeida e Viriato Soromenho Marques como convidados.
🗓️ 11 de janeiro
⏰ 21h30
📍Fundação Marquês de Pombal – Palácio dos Aciprestes
➡️ Entrada livre (sujeita à capacidade da sala por ordem de chegada)