Gonçalo Correia ganha prémio Vencer o Adamastor, na primeira edição, em 2022.
Procurando distinguir os trabalhos inovadores de jovens cientistas, o Vencer o Adamastor premeia projetos desenvolvidos em Portugal, nas áreas de eletrotecnia, computação e afins. Neste sentido, o prémio não só revela excelência científica, como destaca desenvolvimentos que podem beneficiar a sociedade. O prémio tem o valor de 20.000€ e é resultado de uma parceria entre o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores e o Jornal Público.
O vencedor da primeira edição foi Gonçalo Correia. O investigador da Priberam, atualmente Professor Convidado do Instituto Superior Técnico, desenvolveu uma investigação que tem como objetivo reduzir o tamanho das redes de inteligência artificial e, assim, diminuir a pegada ecológica e aumentar a eficiência energética.
Gonçalo Correia é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Sob a orientação do Professor André Martins, é autor da tese “Learnable Sparsity and Weak Supervision for Data-Efficient, Transparent, and Compact Neural Modes”.
Para mais informações sobre Vencer o Adamastor, desde consultar o regulamento ou submeter candidatura para o mesmo, consulte o website em: https://venceroadamastor.pt/