A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, anunciou que, no âmbito do programa de apoio ao investimento do emigrante em território nacional, terá incentivos fiscais e projetos especificamente destinados à diáspora.
“O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, tem como objetivo atrair o investimento dos nossos emigrantes para Portugal e utilizar a nossa diáspora como plataforma de exploração dos nossos produtos e internacionalização das nossas empresas”, disse.
Segundo adianra o Jornal ECONÓMICO, este programa é dirigido às micro, pequenas e médias empresas e visa essencialmente oferecer condições mais vantajosas aos emigrantes que queiram fazer investimentos no seu país, seja na área do turismo ou na construção, entre outras, e pretende garantir bons negócios.
Para além da criação do estatuto do Investidor da Diáspora, atribuído pela secretaria de Estado das Comunidades, o programa “beneficia da transversalidade e da criação de uma rede apoio, com pontos focais nas várias secretarias de Estado e com ligação às câmaras municipais”, que vão receber formação para apoiarem o investimento dos emigrantes, concluiu Berta Nunes.