A ministra da Saúde, Marta Temido, fez saber que o Governo está disponível para apoiar a Igreja Católica na definição das regras das celebrações do 13 de Maio, em Fátima.
Segundo as declarações de Marta Temido, “há uma diferença entre peregrinos e celebrantes e aquilo que a Igreja Católica definiu muito concretamente foi a sua intenção que este ano, num contexto de prudência e especial cautela, as celebrações acontecessem num quadro específico”.
“E nós estamos, obviamente, totalmente disponíveis para apoiar a Igreja Católica ajudando à definição das regras específicas para essas celebrações”, acrescentando que as celebrações do 13 de Maio, em Fátima, são “uma possibilidade”, desde que sejam uma opção dos organizadores e cumpridas as regras sanitárias, adianta o SAPO, que cita as declarações da ministra da Saúde à SIC.
Uma das últimas resoluções do Conselho de Ministros prevê, precisamente, que os membros do Governo responsáveis pela Administração Interna e pela Saúde possam autorizar a realização de determinadas celebrações ou eventos.
Fonte do gabinete de comunicação do Santuário de Fátima diz-se “apanhado de surpresa pelas declarações do Governo” sobre as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio e que “está a reunir todos os elementos para tomar uma posição” sobre essas celebrações.