O Governo está preparado para avançar com a vacinação de crianças dos 12 aos 15 anos, garantiu o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
Segundo o governante, em declarações à SIC Notícias, falta apenas o parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS) para que se possa avançar com a vacinação contra a covid-19 a esta faixa etária. “A política não deve interferir na ciência, deve respeitar a ciência. Mas também não está capturada nem refém da ciência e portanto são dois âmbitos de decisão diferentes mas com certeza muitas das decisões que tomamos, ponderadas com equilíbrio técnico e com equilíbrio político são baseadas no suporte técnico e científico”.
Segundo Lacerda Sales está ainda em cima da mesa a possibilidade de acabar com as restrições de horário no comércio, considerando que as decisões tomadas na reunião no Infarmed terão critérios científicos na sua base. “Só amanhã com as informações que os peritos nos vão dar é que podemos tomar decisões”.
As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, que juntam políticos e especialistas, vão ser retomadas no Infarmed e o Governo remeteu o anúncio de novas medidas de contenção da pandemia para depois desta reunião. “Não tomaremos nenhuma outra decisão, aguardando os resultados da reunião do Infarmed”, disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. “As medidas são tomadas pelo Governo. Veremos quais as conclusões da reunião e que medidas podem ser necessárias. ”, disse.