O Município de Oeiras recebeu, na manhã de quinta-feira, o grupo musical da Nova Atena – Universidade Sénior de Linda-a-Velha que, mantendo a tradição, veio à Câmara Municipal de Oeiras cantar as Janeiras.
Foi em comemoração de um novo ano que o grupo ‘Oficina da Música’, da Nova Atena, veio cantar as Janeiras ao Executivo Municipal e aos funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. O Largo Marques de Pombal, em Oeiras, encheu-se de alegria e esperança com as músicas e desejos de bom 2023 cantados pelos alunos desta Universidade.
Tradicionalmente, o Cantar das Janeiras consiste no cantar de músicas pelas ruas, feito por grupos de pessoas que anunciam o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Estes grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, em vez de bens alimentares, é mais comum serem entregues a estes grupos contribuições monetárias para que desenvolvam as suas atividades.
Nesse sentido, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras anunciou que o projeto de ampliação desta universidade sénior em Linda-a-Velha está “concluído, o concurso está lançado, e no início do segundo semestre deste ano começará a obra. Se tudo correr bem, a meio de 2024, terão novas instalações”. Francisco Rocha Gonçalves acrescentou ainda que as Universidades Sénior constituem um exemplo: “nenhuma comunidade resiste sem uma ligação intergeracional forte. A alegria e boa disposição dos membros da Nova Atena inspiram os outros munícipes e também o Executivo Municipal”.
O grupo musical da Nova Atena – Universidade Sénior de Linda-a-Velha terminou o momento musical com a música ‘Aqui Estamos Nós 2023’ adaptada especialmente para o momento. Esta universidade sénior foi fundada em 2008, em Linda-a-Velha: tem como objetivo promover a inclusão e o bem-estar da pessoa sénior através da cultura, da arte e da solidariedade social e como principal missão “fazer da idade sénior uma fase feliz da vida”.