Com o intuito de aproximar todos os agentes educativos, em torno de uma preocupação comum, a Educação das crianças e jovens no território de Oeiras, vai ter lugar o II Encontro de Educação de Oeiras, com o tema Ambientes de Aprendizagem, nos dias 9 e 10 de setembro de 2021, no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide.
Pretende-se com este Encontro, por um lado, debater diversos temas atuais e relevantes do interesse da comunidade educativa e, por outro, apresentar e debater projetos em desenvolvimento nas nossas escolas.
O alinhamento do Encontro será composto por três conferências e uma conversa sobre Pensar a Educação. Incluirá, ainda, momentos culturais levados a cabo por alunos das escolas do Município.
Dia 9 de setembro
Conferência plenária #1 – Desenhar um mundo melhor começa na arquitetura escolar (título provisório), com Rosan Bosch (Dinamarca).
Dia 10 de setembro
Conferência plenária #2 – Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras – Avaliação do Projeto-piloto, com a Cláudia Pinheiro (Universidade do Minho);
Conferência plenária #3 – Iniciativa Educação – Programa AaZ – Ler melhor, saber mais, com João Lopes (Universidade do Minho);
Pensar a Educação – Escola, justiça social e participação, uma conversa com Isaltino Morais (Político) e Santana Castilho (Professor).
Com o objetivo de conhecer dois contextos educativos locais, os participantes neste II Encontro serão convidados a integrar uma de duas visitas à escolha, em transporte assegurado pela Câmara Municipal:
– INTERNACIONAL SHARING SCHOOL, no Taguspark, intervencionada pela arquiteta Rosan Bosch;
– CENTRO SAGRADA FAMÍLIA, em Algés, para conhecer o projeto Aula Aberta.
O Município convida todos os professores de Oeiras para participar neste II Encontro de Educação.
A participação requer inscrição prévia.
Caso as medidas restritivas no âmbito da conjuntura pandémica o venham a permitir, a participação em regime presencial será alargada até à lotação máxima do auditório.
As 3 conferências do Encontro e a conversa “Pensar a Educação” serão transmitidas em direto, na página do Facebook do Município, para que toda a comunidade educativa possa usufruir destes momentos de partilha.