No passado dia 25 de maio, terça-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, estiveram presentes na inauguração das instalações da Unidade de Saúde Mental de Oeiras.
Ciente da importância da saúde mental na qualidade de vida dos indivíduos, o Município de Oeiras tem vido a apoiar ao longo dos anos a atividade realizada pelas Equipas Comunitárias de Saúde Mental do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental pertencentes ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO).
Estas equipas apoiam multidisciplinarmente os cidadãos proporcionando uma importante resposta de proximidade às comunidades.
Neste contexto, o Município de Oeiras, com vista a proporcionar melhores condições para que estes profissionais desenvolvam o seu trabalho, tem vindo a apoiar o CHLO através da cedência de instalações, nomeadamente:
- Em 1999, cedeu um espaço no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, onde funciona a Unidade de Dia, para a reabilitação de doentes mais graves;
- Em 2010, foram cedidas as instalações situadas na Rua Sacadura Cabral, na Cruz Quebrada/Dafundo, onde se encontra instalada a Equipa Comunitária do Dafundo.
Prevê-se, a médio prazo, a transição desta equipa, que ocupa agora as instalações provisórias, junto ao Tribunal de Oeiras, para as antigas instalações do Quartel dos Bombeiros de Paço de Arcos.
O Município tem em curso o procedimento concursal para a execução da obra de requalificação daquelas instalações, que se encontram orçadas em mais de 1.500.000,00€ (e onde será igualmente instalado o Auditório José de Castro).