O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou no dia 25 de setembro, a Casa de Transição de Apoio aos Sem-Abrigo da Santa Casa da Misericórdia, no Bairro do Alto da Loba, em Paço de Arcos.
Trata-se de um espaço habitacional que visa acolher temporariamente pessoas em situação de elevada vulnerabilidade social mediante o acompanhamento da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.
A “Casa Esperança” irá acolher três adultos, garantindo-lhes o alojamento e acompanhamento diário, a promoção de treino de competências socioprofissionais e de valorização pessoal, numa lógica de crescente autonomização ao nível do emprego, da saúde e gestão de uma futura habitação.
Esta resposta pretende reforçar a capacidade de intervenção local e dotar o concelho de Oeiras de condições necessárias ao acolhimento de pessoas com projeto de vida estruturante e progressivamente autónomo.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, Luís Manuel Bispo.
Esta ação está prevista na Candidatura ao Balcão 2020, “Intervir, Capacitar e Acolher em Oeiras – Implementação do Plano Municipal de Intervenção com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo” que prevê, a médio prazo, a criação de mais respostas nesta área.
De referir que está prevista ainda a transferência do Apartamento de Transição – Casa dos Corações, gerida pelo Instituto De Prevenção E Tratamento Da Dependência Química E Comportamentos Compulsivos (IDEQ), para o Bairro do Pombal, e que o apartamento cedido à Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (ARIA), no Bairro Moinho das Rolas, foi reconvertido em Apartamento de Transição – ASAS, neste caso específico, dirigido a indivíduos com problemas de foro da saúde mental.