O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou esta sexta-feira, na Rua Mouzinho de Albuquerque, n.º 6, em Oeiras, um Hostel Social destinado a acolher temporariamente 18 pessoas em situação de sem-abrigo.
Atento à problemática de pessoas em situação de sem-abrigo no concelho, ou cuja condição socioeconómica foi agudizada pela atual situação pandémica, o Município de Oeiras procedeu à obra de reabilitação do imóvel com o objetivo de criar uma unidade de acolhimento temporário, que permitirá acolher no total 18 pessoas.
O Hostel Social, num edifício composto por dois pisos, vai ter duas respostas sociais distintas, em duas áreas autónomas:
- o acolhimento de emergência de pessoas em situação de sem-abrigo, que será gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, tendo em vista o encaminhamento das mesmas para uma resposta social mais adequada, consoante as situações.
- e o acolhimento de indivíduos e/ou famílias em situação de emergência, cuja gestão caberá ao Município de Oeiras.
Esta resposta representou um investimento municipal de cerca de 300 mil euros.
Município de Oeiras, sensível às diversas problemáticas do tecido social do seu território, tem desenvolvido esforços consideráveis para melhorar a resposta às situações de emergência e de vulnerabilidade socioeconómica.