O Monumento ao Neolítico que está instalado no centro da nova rotunda de Leceia, na freguesia de Barcarena, foi inaugurado na passada sexta-feira, dia 10 de julho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Para além da sua função de regular o trânsito automóvel, esta rotunda é ela própria um objeto de arte, contribuindo para a qualidade do espaço circundante, tendo sido ali criado um espaço cénico com uma imagem associada ao Castro de Leceia e ao Homem do Calcolítico, constituindo, ao mesmo tempo, um ponto de referência no local.
“O projeto traz para a rotunda um memorial ao barro e ao cobre enquanto materiais utilizados na altura do povoado, há 5 mil anos”, adianta a Câmara Municipal de Oeiras, na sua página oficial de internet, acrescentando que ”a interceção deste eixo viário foi efetuado através de uma rotunda, situada no local do antigo Mercado”.
“A empreitada de construção desta nova rotunda incidiu numa zona de intervenção com uma área aproximada de 4 760.00 m2 e caracteriza-se fundamentalmente por um eixo viário que vence um desnível acentuado desde a Rua da Fonte com a Estrada de Leceia e a Rua Pedro Alvares Cabral”, adianta o mesmo texto.
A empreitada incluiu a requalificação das ruas envolventes do antigo Mercado, com o objetivo de melhorar a qualidade do espaço público de proximidade, aumentar o espaço pedonal, organizando e aumentando a fluidez do trânsito automóvel.