A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou a suspensão imediata da comercialização da loção corporal “Lait AHA-2” da marca “Fair & White”.
Segundo adianta o SAPO Lifestyle, este produto contém vestígios de mercúrio, um químico tóxico. “Na sequência de ter sido detetada a presença de mercúrio ter sido detetada a presença de mercúrio na loção corporal Lait AHA-2 da marca Fair & White (barcode 87791700546), o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado de todas as unidades do referido produto cosmético”, informa em comunicado.
Segundo o Infarmed, o sabonete “Savon Gommant Exfoliating soap”, da mesma marca, também tinha recebido ordem de suspensão de comercialização pelo mesmo motivo.
As entidades que disponham destes produtos não os podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução, reforça aquela autoridade na nota.
Os consumidores que possuam estes produtos também não os devem utilizar, lê-se ainda no documento. Para obter informações adicionais, os utilizadores devem contactar a empresa Diamantino Viegas, Lda.
Segundo dados da Direção-geral da Saúde (DGS), o mercúrio é um agente químico tóxico que, em contacto prolongado com o ser humano, representa uma série de riscos, nomeadamente no desenvolvimento de Ulcerações cutâneas, Dermites eczematiformes de contacto ou traumáticas, Hiperqueratose e verrugas, Epitelioma primitivo da pele, Ulcerações e perfuração do septo nasal, Blefarites e conjuntivites, Perturbações gastrintestinais agudas (vómitos e diarreia coleriforme), entre outras patologias.