As novas estações meteorológicas, instaladas em julho de 2024, fazem parte do SCORE – Smart Control of the Climate Resilience of European Coastal Cities, um projeto europeu que visa aumentar a resiliência das cidades costeiras face às alterações climáticas, no qual o Município de Oeiras participa em parceria com o Instituto Superior Técnico (IST-ID). Através da aplicação de soluções inovadoras, numa rede de 10 ‘laboratórios vivos’ de cidades costeiras (Costal Cities Living Labs – CCLL), são promovidas práticas sustentáveis de adaptação às alterações climáticas.
Estes equipamentos foram colocados em 3 instituições de ensino:
◾ Escola Secundária Camilo Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas de Carnaxide;
◾ Escola Secundária de Miraflores, do Agrupamento de Escolas de Miraflores;
◾ Universidade Atlântica, em Barcarena.
Com a instalação destes equipamentos, que se juntam aos oito sensores já existentes no âmbito deste projeto, o Município de Oeiras fortalece a sua capacidade de monitorização ambiental e abre caminho para uma participação mais ativa da comunidade local.
Para garantir a boa utilização e manutenção das estações meteorológicas, foram estabelecidos protocolos de colaboração entre o Município de Oeiras e as instituições de ensino envolvidas. Espera-se que, a partir desta parceria, sejam dinamizadas atividades de ciência cidadã, permitindo que alunos e professores se envolvam diretamente na recolha e análise dos dados meteorológicos, contribuindo para a educação e sensibilização ambiental.
Estas estações meteorológicas compactas monitorizam, em tempo real, diversos parâmetros climáticos como a temperatura, a humidade, a pressão atmosférica e a velocidade do vento. A informação recolhida será disponibilizada publicamente através do site do projeto SCORE, promovendo a transparência e a acessibilidade dos dados, e contribuindo para uma melhor compreensão dos impactos das alterações climáticas na região.
📷 Créditos: Greenmetrics.