O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que pelo menos até quarta-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos, devido às temperaturas elevadas esperadas nos próximos dias.
A previsão de temperaturas elevadas levou a que o IPMA coloca-se sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira. Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de segunda-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
A semana começa com tempestades e continua com tempo muito quente. Até ao próximo domingo as temperaturas rondarão sempre os 30º em quase todo o país, sendo que está previsto que quinta-feira seja o dia mais quente. As previsões apontam para que as temperaturas ultrapassem os 40º em muitas cidades portuguesas, sobretudo no interior, e fiquem acima dos 35º nas restantes.