14.8 C
Oeiras Municipality
Ter 24 Dezembro 2024
Inicio Ciência ISQ e ISCTE firmam parceria na área da inteligência artificial e querem...

ISQ e ISCTE firmam parceria na área da inteligência artificial e querem fomentar conhecimento em Portugal

O ISQ, Polo de Tecnologia e Inovação, acaba de assinar com o ISCTE/INDEG um Protocolo de colaboração no âmbito da dinamização do ISCTE – Artificial Inteligence Business  HUB, que visa promover o conhecimento em Inteligência Artificial em Portugal e no Mundo.

O AI BUSINESS HUB para além de disseminador de conhecimento visa igualmente preparar as empresas e a sociedade para esta nova realidade. “A emergência da Inteligência Artificial (IA) como tecnologia disruptiva com impactos transversais a toda a economia e indutora de processos e metodologias inovadoras vai ser cada vez mais uma vantagem competitiva e um fator diferenciador e por isso é da maior importância colocar esta tecnologia no radar da economia portuguesa”, refere Pedro Matias, Presidente do Grupo ISQ.

“O despertar das empresas para a adoção destas tecnologias e nomeadamente da Inteligência Artificial necessita de uma mobilização conjunta de esforços que é um dos objetivos da colaboração agora estabelecida. O ISCTE está fortemente envolvido neste processo e por isso desafiou o ISQ para se aliar ao mesmo tendo em conta a nossa proximidade e know-how industrial”, acrescenta Pedro Matias. O ISQ irá, no âmbito do ISCTE – AI BUSINESS  HUB, participar e desenvolver diversas atividades, e.g., cursos de formação, ações de sensibilização, workshops, em conjunto com entidades científicas e tecnológicas e, desta forma, cumprir a sua missão de apoio à competitividade das empresas nacionais.

O AI BUSINESS HUB será um espaço aberto, inclusivo, fomentador da cooperação e da partilha do conhecimento, mesmo entre entidades economicamente concorrentes. Pretende-se aprender com as regiões mais avançadas do globo e suas experiências e resultados.

“A IA é, sem dúvida, uma metodologia que irá alavancar a competitividade e o crescimento das empresas e prova disso foi o que aconteceu desde o início da pandemia, impulsionando vários negócios, desde a forma como a atividade produtiva se organiza e se desenvolve, até à forma de tomar decisões. E isto em vários setores de atividade: saúde, direito, setor financeiro, transportes, telecomunicações, indústria, podendo aumentar a oferta de produtos e serviços”, conclui Pedro Matias.

Neste campo o ISQ conta já vários anos de experiência através de iniciativas em que tem participado com parceiros internacionais em setores como Indústria (Diagnóstico I4.0); Águas (Optimizer), aplicação de IA em PME (SIM 4.0), dados de satélite e IA aplicada ao setor agrícola (Intelicrop).

Um dos primeiros resultados deste Protocolo será a criação de uma ação de formação e capacitação inovadora, dinamizada em conjunto com o ISCTE, sobre A Inteligência Artificial e o Futuro da Indústria.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes