O ISQ comprou à Caixa Geral de Depósitos a participação que o Banco público tinha na AICEP Global Parques.
A AICEP Global Parques gere centenas de hectares em Sines em toda a chamada ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines (16 milhões de m2), onde estão instalados grandes complexos industriais como a refinaria da GALP, da REPSOL, a Central Termoelétrica da EDP ou a empresa de química Indurama. É também na ZILS, em Sines, que estão a ser instalados vários investimentos estruturantes para o país na área do Hidrogénio Verde, dos Cabos Submarinos como o EllaLink, dos Data Centers ou ainda na área da logística e transportes com a expansão do Terminal Sines XXI e a Construção do novo Terminal Vasco da Gama. Empresas como a Air Liquide; Euroresinas; Medway; REN; Cimpor; Metalsines; NOS; Vodafone e a Companhia Logística de Combustíveis também estão instaladas neste espaço.
A AICEP Global Parques é ainda a entidade gestora de vários parques empresariais no país com destaque para o BlueBiz – Parque Empresarial da Região de Setúbal, onde estão sediadas empresas de aeronáutica como a LAUK (que produz componentes para os cockpits da AIRBUS e outros fabricantes); a Clever Leaves que produz Canabis para fins medicinais, a Euronavy na área da engenharia e da corrosão ou ainda Autoeuropa que utiliza este parque para várias operações logísticas tendo em conta a proximidade do porto de Setúbal. Também o Parque Empresarial de Sintra é gerido pela Global Parques.
Contactado o ISQ, Pedro Matias, Presidente do Conselho de Administração não quis fazer declarações, mas confirmou a notícia: “Sim, é verdade que o ISQ chegou a um acordo com a CGD para a compra da sua participação na AICEP Global Parques e a transação já se efetuou. É uma participação minoritária, mas que permite à AICEP Global Parques ter um parceiro industrial como o ISQ que é a maior infraestrutura tecnológica do país e que está motivada para aportar valor ao desenvolvimento económico e industrial de Sines”.
A missão da Global Parques é disponibilizar espaços infraestruturados e plataformas para a localização de empresas, com vista à atração e fixação de investimento nacional e estrangeiro. A AICEP Global Parques é uma empresa do Setor Empresarial do Estado especialista em gestão de parques empresariais e na prestação de serviços de localização para investimento nos setores da indústria, energia, logística e serviços em Portugal.
Os atuais acionistas da Global Parques são assim a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; o IAPMEI; o Porto de Sines e do Algarve; a Camara Municipal de Sines e o ISQ. Em 2021 a Global Parques teve um volume de negócios de cerca de 14,6 milhões de euros e teve resultados líquidos de 3,2 milhões de euros.
O ISQ é a maior infraestrutura tecnológica portuguesa e desenvolve a sua atividade em várias áreas ligadas à indústria e às empresas, promovendo atividades de Investigação & Desenvolvimento, Inovação e Capacitação empresarial em diversas áreas. O ISQ dispõe de diversos Laboratórios Acreditados e de um vasto know-how que lhe permitem responder às mais exigentes solicitações e desafios do mercado, quer a nível nacional quer internacional.
O Grupo ISQ, que conta com mais de 1600 colaboradores, 600 dos quais no estrangeiro, opera em diversas áreas como a Engenharia, I&DT e Inovação, Ensaios, Inspeções Técnicas, Serviços Regulamentares, Formação e Qualificação, e em diversos sectores como o Automóvel, a Aeronáutica e o Aeroespacial, a Química, a Energia, as Indústrias de Processo ou o Oil & Gas.
Também a nível internacional o ISQ conta hoje em dia com operações em Angola, Brasil, Argélia, Cabo Verde, Espanha, Guiana Francesa, etc.