11.9 C
Oeiras Municipality
Qui 26 Dezembro 2024
Inicio Ciência ISQ vai contribuir para a produção de fertilizantes de base biológica

ISQ vai contribuir para a produção de fertilizantes de base biológica

O ISQ integra o consórcio internacional ReLEAF composto por 17 empresas tecnológicas e organizações de investigação, de nove países europeus. O objetivo é revolucionar a indústria de fertilizantes de base biológica em alinhamento com o Acordo Verde Europeu e a Estratégia revista de Bioeconomia da União Europeia, tudo isto com a ajuda de soluções tecnológicas inovadoras. Desta forma, poder-se-á, a médio prazo, reduzir a dependência europeia de fertilizantes minerais importados.

O desafio é valorizar os fluxos de bio-resíduos generalizados em toda a Europa –incluindo lamas de depuração, resíduos de processamento de peixe, resíduos alimentares mistos e resíduos agro-alimentares – para produzir fertilizantes de base biológica (BBFs) seguros, sustentáveis e eficientes”, explica Rita Alberto  da Direção de Inovação do ISQ.

O projeto, cofinanciado pela CBE JU (Circular Bio-based Europe Joint Undertaking), UKRI (UK Research and Innovation) e SERI (Swiss State Secretariat for Education, Research and Innovation), centra-se na transformação sistémica dos sectores industriais envolvidos na bioeconomia para alcançar a neutralidade climática, aumentar a biodiversidade, combater a poluição e reduzir a dependência dos recursos fósseis.

Através de soluções inovadoras, o consórcio planeia integrar novas tecnologias, estabelecer cadeias de valor sustentáveis e criar modelos de negócio circulares, que contribuirão para a sustentabilidade ambiental e o crescimento económico através da criação de emprego verde, colaborações e parcerias.

Estes BBFs foram concebidos para melhorar a saúde e a qualidade do solo, fechar os ciclos de nutrientes na cadeia de valor alimentar e reduzir a dependência de fertilizantes minerais importados. A ambição do projeto é aproveitar as cadeias de abastecimento e os canais de venda existentes dos parceiros ReLEAF para comercializar as soluções e os produtos desenvolvidos na UE e a nível mundial.

O projeto vai otimizar os requisitos de matéria-prima e as tecnologias de extração de compostos e produção de ingredientes, demonstrar tecnologias de formulação e produção de fertilizantes e avaliar a eficiência dos fertilizantes, a qualidade do solo e a segurança dos produtos. Adicionalmente, irá envolver-se na exploração e co-criação da cadeia de valor para garantir a circularidade, realizar avaliações de sustentabilidade ambiental, económica e social.

O ISQ contribuirá com a sua experiência e conhecimentos especializados em matéria de sustentabilidade, circularidade e segurança e saúde no trabalho desde a conceção, a testes químicos e microbiológicos apoiados pelos seus laboratórios acreditados”, acrescenta Rita Alberto.

Através de uma abordagem abrangente, o ReLEAF visa enfrentar desafios significativos, tais como a dependência de cadeias de abastecimento externas e de recursos derivados do petróleo para a produção de fertilizantes, promovendo simultaneamente a valorização dos resíduos e a segurança do abastecimento a nível regional.

O projeto demonstrará a eficácia e a replicabilidade dos BBFs em condições climáticas e ecossistemas de solo variáveis em toda a Europa, envolverá as partes interessadas regionais através de atividades de co-criação para uma aceitação generalizada e facilitará a rápida expansão e industrialização das tecnologias propostas.

À medida que o Consórcio ReLEAF embarca nesta jornada transformadora, contribui não só para os objetivos da Missão “A Soil Deal for Europe”, mas também expande a base de conhecimento sobre os BBFs em todo o continente, abrindo caminho para uma bioeconomia mais sustentável e circular.

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes