A expetativa era grande e o entusiasmo contagiante no Polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico (IST), no Taguspark, nesta terça-feira, dia 9 de julho. ‘Técnico lança Oeiras no Espaço’ era o mote e, ali reunidas, dezenas de pessoas aguardavam para acompanhar à distância o lançamento do ISTSat-1, o primeiro satélite totalmente criado e construído em Portugal, mais precisamente, em Oeiras. O nanossatélite, resultado do trabalho de estudantes e professores do IST, seria naquela tarde levado para o Espaço à boleia do foguetão europeu Ariane 6, lançado a partir da Guiana Francesa.
“Este é um marco importante para Portugal. Um momento semelhante àquele em que, há 700 anos, começámos a explorar os oceanos”, sublinhou o Presidente do IST, Rogério Colaço.
“Quando há 30 anos surgia o Taguspark ainda não imaginávamos que o Município de Oeiras apostaria em tantas instituições que habitualmente não faziam parte do foco de interesse habitual de uma Câmara Municipal, como é o caso daquelas ligada à investigação, inovação e tecnologia. Hoje, vemo-nos envolvidos em projetos desta dimensão, com orgulho e certos de que estamos no caminho certo”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Para dar continuidade a esta estratégia, na mesma ocasião, foi assinado um protocolo que cria o Oeiras Valley Space Hub, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) e o Instituto Superior Técnico.
A testemunhar todo este desenvolvimento estiveram também o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e a Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva.