Quem não puder ou não conseguir acompanhar os recitais ao vivo, pode fazê-lo online, visto que esses serão transmitidos através das páginas oficiais do FIPO e da Câmara Municipal de Oeiras e também nas respectivas páginas de Facebook.
IV Festival Internacional de Piano de Oeiras recebe pianista Suzana Bartal
A franco-húngara Suzana Bartal participa pela primeira vez no Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO). O recital da pianista decorre domingo, 25 de julho, pelas 18 horas, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho (Carnaxide). O evento, que vai na 4ª edição, é uma parceria da Academia de Flor de Murta e da Câmara Municipal de Oeiras e tem a direcção artística da pianista Teresa da Palma Pereira.
No recital agendado para o próximo domingo, Suzana Bartal interpretará Bach, Saint Saëns, Debussy e Liszt.
Suzana Bartal nasceu em Timisoara (Roménia) onde iniciou, aos 8 anos, a sua educação musical. Três anos depois, ganhou competições nacionais e internacionais e deu seu primeiro recital solo aos 12 anos. Aos 13 anos toca pela primeira vez como solista com orquestra. Estudou em Paris, em Lyon e na Yale School of Music (EUA), onde se doutorou em Artes Musicais. Venceu o Concerto Competition de Nova York e apresentou-se em vários auditórios e festivais internacionais. As suas atuações já foram transmitidas na rádio e na televisão francesa, portuguesa, húngara e romena. Gravou a integral de Années de Pèlerinage de Liszt em 2020 pela etiqueta Naïve e trabalhou com alguns dos mais destacados compositores vivos, como Thomas Adès e Eric Tanguy (de quem estreou várias obras). É uma ativa intérprete de música de câmara, tendo atuado com reputados solistas de vários instrumentos e com o Quatuor Zaïd. É, desde 2020, a diretora artística do Festival Piano à Riom ( França).
O IV Festival Internacional de Piano de Oeiras, que começou a 27 de Junho, conta ainda com dois recitais: A 31 de Julho, de António Rosado, cuja carreira é reconhecida nacional e internacionalmente, e no último dia do festival, a 1 de agosto, de Nikolai Lugansky, pianista russo distinguido internacionalmente e que tocará pela primeira vez em Portugal.
O Festival tem entrada gratuita, mediante reserva. As reservas de bilhetes para os recitais podem ser feitas no site oficial em www.fipoeiras.com.