O Edifício Villa Longa, reabilitado pelo Município de Oeiras, foi inaugurado esta quinta-feira, dia 23 de dezembro.
Conheça algumas fotografias que mostram o antes e depois, tanto de divisões como de detalhes, deste imóvel agora dedicado à Habitação Jovem do nosso concelho.
A história deste imponente Edifício remonta a finais da década de 10 do século XX, quando José Villalonga, abastado homem de negócios que vivia na Vila Pepita, na atual Avenida Marginal, promoveu a sua construção. A construção do Villa Longa foi concluída em 1919 e deu o nome à rua onde está situado, albergando, na altura, 12 famílias, distribuídas por seis pisos para arrendamento.
O projeto de reabilitação deste Edifício esteve a cargo do arquiteto Nuno Couto, que em jovem ali viveu, e a coordenação do projeto a cargo dos arquitetos Pedro Carrilho e António Abreu, da Câmara Municipal de Oeiras. De forma a albergar o novo propósito, – de famílias burguesas do início do século XX para jovens adultos do novo milénio – foi necessária uma reconfiguração total das tipologias dos pisos, em que se fragmentaram os dois fogos simétricos em seis igualmente simétricos, com eixo na escadaria central.