As Jornadas Europeias do Património (JEP) são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, com o propósito de sensibilizar para a importância da salvaguarda e preservação do Património. Cada País elabora um programa de atividades a realizar em finais de setembro, acessível e gratuito.
Este ano, as JEP serão celebradas durante uma semana inteira. Terão lugar entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro, subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado – #patrimonioenosso
Tendo por base o desafio da Direção Geral do Património Cultural para que as “iniciativas locais e nacionais sejam capazes de explorar e expandir o que habitualmente oferecem aos visitantes, alcançando e trabalhando com públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas” o Município definiu um programa dividido por dois tipos de público. Um aberto a todos, enquanto outro será definido com diferentes instituições do Município para proporcionar uma série de experiências diferenciadoras. Procura-se chegar a novos públicos, nomeadamente os idosos, deficientes e jovens em risco, com o intuito de incluir os públicos mais vulneráveis nestas iniciativas e levá-los a conhecer melhor alguns marcos da identidade comum no Município.
Consulte o Programa Jornadas Europeias do Património.