A cerimónia foi presidida por Isaltino Morais, Presidente da Câmara de Oeiras, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pela Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, contando ainda com a presença da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Assinalou-se durante a manhã do dia 24 de janeiro, em Oeiras, o lançamento da primeira pedra do equipamento de habitação do Alto da Montanha, em Carnaxide, marcando o arranque oficial dos Novos Programas de Habitação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A cerimónia foi presidida por Isaltino Morais, Presidente da Câmara de Oeiras, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, e pela Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, contando ainda com a presença da Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras destacou as políticas de habitação social levadas à cabo no concelho de Oeiras e que devolvem aos cidadãos a sua dignidade.
“A importância do lançamento desta primeira pedra vai ao encontro do compromisso deste executivo, na execução das políticas públicas redistributivas”, afirmou Isaltino Morais, sublinhando que o Município de Oeiras está alinhado com o Governo nesta matéria.
“Defender o direito de cada pessoa ter a sua casa, construir o seu lar e nele fazer o seu castelo, é o mote que nos mantém empenhados nesta missão de, mudando o território, mudar toda a comunidade, garantindo justiça e coesão”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
O Primeiro-Ministro reafirmou o compromisso e a vontade política de concretizar todos os desígnios do PRR no que toca ao programa de habitação, afirmando que “não há nada que mais possa transformar a vida do ser humano e a vida de uma família que ter direito, finalmente, a uma casa condigna para poder realizar todos os projetos da sua vida”.
António Costa enalteceu ainda o empenho e compromisso manifestado pelo Município de Oeiras na concretização deste programa.
Marina Gonçalves, Ministra da Habitação, realçou a relevância do PRR na articulação com os municípios para garantir que as pessoas tenham direito à habitação digna, e garantiu que o Governo será parte desta evolução: “Construir mais habitação pública em todo território será a reforma mais estrutural para cumprir Abril e o direito à habitação.”
O edifício do Alto da Montanha prevê a construção de 64 casas e implica um investimento de 12,8 milhões de euros.
No âmbito dos Novos Programas de Habitação, o concelho de Oeiras terá 717 novas casas, num investimento total superior a 122.250.000€.
🎦 Assista ao vídeo desta cerimónia.
Saiba mais sobre o PRR: www.recuperarportugal.gov.pt