O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, preside esta segunda-feira, dia 18 de novembro, às cerimónias de lançamento da primeira pedra dos empreendimentos habitacionais de Leceia e da Terra do Moinho, localizados respetivamente em Barcarena e Porto Salvo, assinalando o arranque das obras de construção.
O empreendimento de Leceia irá incluir 96 casas – 24 de tipologia T1, 48 T2 e 24 T3 – e implicará um investimento total de 20.8 milhões de euros, montante comparticipado pelo PRR. O empreendimento Terra do Moinho contará com 17 casas – 5 de tipologia T0 e 12 T2 – que representará um investimento total de 3,3 milhões de euros, também comparticipado pelo PRR.
Com estes projetos, o Município de Oeiras prossegue o seu compromisso de construir mais casas para quem precisa, dando continuidade ao plano previsto nos Novos Programas de Habitação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Ainda este mês arrancam outras duas empreitadas, a serem realizadas relativamente aos empreendimentos São Marçal II e Quinta das Acácias, ambos em Carnaxide.
Os Novos Programas de Habitação revelam-se como uma resposta efetiva às carências identificadas no Plano Municipal de Habitação de Oeiras 20|30. Destinam-se a vários públicos, a quem se encontre em situação de carência habitacional, mas também a população adulta em idade ativa, jovens e seniores, que poderão privilegiar do regime de arrendamento apoiado.
A Habitação a Custos Controlados é há cerca de quatro décadas uma prioridade no concelho de Oeiras. Ao longo das várias transformações sociais, políticas e económicas que concretizaram programas e respostas distintos, existe desde sempre o objetivo de assumir o acesso à habitação como um direito fundamental no garante da dignidade humana.