11 C
Oeiras Municipality
Seg 23 Dezembro 2024
Inicio Saúde Lares de idosos de Oeiras com presença médica semanal

Lares de idosos de Oeiras com presença médica semanal

Todas as estruturas residenciais para idosos do concelho de Oeiras confirmaram ter a presença de um médico, uma a duas vezes por semana, na generalidade, garantindo ainda o apoio profissional à distância, via tecnologias, diariamente, sempre que a entidade necessite.

Esta é a conclusão de um relatório desenvolvido pela Divisão da Coesão Social da Câmara Municipal de Oeiras que auscultou todas as 44 entidades locais com resposta residencial – Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, Lares Residenciais (Deficiência) e Centros de Acolhimento Temporário.

Neste relatório elaborado pelos técnicos municipais, apurou-se ainda que nos lares de idosos o apoio de enfermagem é assegurado por equipas constituídas por 1 a 4 profissionais que assumem rotatividade, em regime de não exclusividade, e garantem acompanhamento vários dias por semana. Uma das entidades assegura médico e enfermeiro a tempo inteiro.

A visita do médico tem como função a observação aos utentes, consultas e prescrições e os enfermeiros prestam cuidados de avaliação dos utentes, recolha de análises, sondas, pensos e observação da tensão arterial, além de contacto com o médico.

Quanto à resposta em Lares Residenciais na área da Deficiência, a assistência médica é feita através da deslocação do médio de família do Centro de Saúde às instalações do lar residencial, com a exceção de uma associação que assegura a deslocação dos utentes. O mesmo se passa com a assistência nos cuidados de enfermagem.

Quanto aos Centros de Acolhimento Temporário (crianças e jovens em risco) concluiu-se que, no caso de os utentes evidenciarem necessidades de cuidados médicos e/ou enfermagem, a entidade assegura a deslocação e acompanhamento ao agrupamento de centro de saúde de referência, com exceção de duas delas que beneficiam de cuidados de enfermagem em regime de voluntariado.

O Município de Oeiras já atribuiu às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas cerca de 517.000,00 €, destinados a apoios sociais de saúde e de prémios aos cuidadores de cada equipamento.

A par da canalização destes recursos que têm possibilitado a manutenção da atividade social dos equipamentos, o Município tem canalizado diverso material de proteção individual, assim como tem assegurado um acompanhamento e monitorização de proximidade, consubstanciado em contactos e visitas regulares.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes