18.3 C
Oeiras Municipality
Sex 22 Novembro 2024
Inicio Economia Lisboa desce no ranking das cidades mais caras do mundo

Lisboa desce no ranking das cidades mais caras do mundo

Baixou o custo de vida em Lisboa, pelo menos essa foi a conclusão do estudo “Cost of Living Survey 2020” da Mercer. Neste estudo, a cidade de Lisboa desceu onze posições no seu ranking, passando da 95.ª posição em 2019, para o 106.º lugar em 2020 enquanto cidade mais cara do mundo.

 

Neste ranking foi tido em conta fatores como flutuações cambiais, custo da inflação no que se refere a bens e serviços e a volatilidade dos preços de alojamento, são determinantes para o custo geral dos “pacotes de expatriação” para colaboradores em projetos internacionais. A Mercer refere ainda o preço da gasolina em Lisboa (1,61euros p/ litro de gasolina 95 octanas) é dos mais elevados tendo em conta as restantes cidades do ranking.

Segundo a EXECUTIVE DIGEST, que se baseia no estudo, o preço médio de produtos de limpeza, que inclui antissépticos, produtos de limpeza de casa ou detergente para máquina de lavar loiça, a cidade de Lisboa apresenta um custo médio de 32,90 euros e Hong Kong, a cidade mais cara do mundo para expatriados, o valor médio é de 37,80 euros.

 

Tiago Borges, Rewards Leader da Mercer Portugal ressalva, em declarações à Executive Digest, que quando o estudo indica uma descida no ranking de custo de vida, “temos de ter sempre em consideração de que se trata de uma descida em termos relativos”.

 

Esta descida, acrescenta ainda o responsável, “pode ser explicada por vários fatores, como uma desvalorização relativa do euro durante o último ano face a outras moedas (como o dólar, libra e iene), o que por si só torna Lisboa relativamente mais barata face a outras cidades”.

 

Segundo Tiago Borges, o preço da habitação em Lisboa, embora tenham continuado a subir, subiram menos no último ano, comparativamente a outras localizações.

 

Hong Kong está no top do ranking das cidades mais caras para expatriados, seguida de Ashgabat, no Turquemenistão, que ocupa a segunda posição. Tóquio e Zurique mantêm-se nos 3.º e 4.º lugares, respetivamente, e Singapura ocupa o 5.º lugar.

 

As cidades menos caras para expatriados são Tunes (209), Windhoek (208) e Toshkent e Bishkek, que empatam no 206.º lugar.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Mercado de Carnaxide recebe ‘Gosto pelos Mercados’

Os 50 anos do 25 de Abril celebram-se, mais uma vez, com o evento ‘Gosto dos Mercados’, que se realiza dia 23 de novembro,...

Templo da Poesia recebe Documentário ‘A Cor da Liberdade’

O documentário ‘A Cor da Liberdade’ vai ser apresentado no próximo sábado, dia 23 de novembro, pelas 21h, no Templo da Poesia, no Parque...

Comentários Recentes