Baixou o custo de vida em Lisboa, pelo menos essa foi a conclusão do estudo “Cost of Living Survey 2020” da Mercer. Neste estudo, a cidade de Lisboa desceu onze posições no seu ranking, passando da 95.ª posição em 2019, para o 106.º lugar em 2020 enquanto cidade mais cara do mundo.
Neste ranking foi tido em conta fatores como flutuações cambiais, custo da inflação no que se refere a bens e serviços e a volatilidade dos preços de alojamento, são determinantes para o custo geral dos “pacotes de expatriação” para colaboradores em projetos internacionais. A Mercer refere ainda o preço da gasolina em Lisboa (1,61euros p/ litro de gasolina 95 octanas) é dos mais elevados tendo em conta as restantes cidades do ranking.
Segundo a EXECUTIVE DIGEST, que se baseia no estudo, o preço médio de produtos de limpeza, que inclui antissépticos, produtos de limpeza de casa ou detergente para máquina de lavar loiça, a cidade de Lisboa apresenta um custo médio de 32,90 euros e Hong Kong, a cidade mais cara do mundo para expatriados, o valor médio é de 37,80 euros.
Tiago Borges, Rewards Leader da Mercer Portugal ressalva, em declarações à Executive Digest, que quando o estudo indica uma descida no ranking de custo de vida, “temos de ter sempre em consideração de que se trata de uma descida em termos relativos”.
Esta descida, acrescenta ainda o responsável, “pode ser explicada por vários fatores, como uma desvalorização relativa do euro durante o último ano face a outras moedas (como o dólar, libra e iene), o que por si só torna Lisboa relativamente mais barata face a outras cidades”.
Segundo Tiago Borges, o preço da habitação em Lisboa, embora tenham continuado a subir, subiram menos no último ano, comparativamente a outras localizações.
Hong Kong está no top do ranking das cidades mais caras para expatriados, seguida de Ashgabat, no Turquemenistão, que ocupa a segunda posição. Tóquio e Zurique mantêm-se nos 3.º e 4.º lugares, respetivamente, e Singapura ocupa o 5.º lugar.
As cidades menos caras para expatriados são Tunes (209), Windhoek (208) e Toshkent e Bishkek, que empatam no 206.º lugar.