‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.
Programação de julho
7 julho
‘Mentira’
‘Shadow of a Doubt’
(1943) 108 minutos
Com Teresa Wright, Joseph Cotten, Macdonald Carey.
Um homem suspeito de ser o misterioso assassino de viúvas (com uma predileção pela música de “A Viúva Alegre”) refugia-se numa pequena comunidade californiana onde tem família, com uma sobrinha particularmente fascinada pela sua personalidade. Mas quando começa a descobrir coisas peculiares sobre o tio, torna-se alvo de estranhos “acidentes”. Uma das obras-primas de Alfred Hitchcock sobre a suspeita e a dúvida e, diz-se, um dos seus filmes prediletos.
14 julho
‘Um Barco e Nove Destinos’
‘Lifeboat’
(1944) 97 minutos
Com Tallulah Bankhead, John Hodiak, Walter Slezak.
Após o navio em que viajavam ter sido afundado por torpedos durante a II Guerra Mundial, sobreviventes americanos e britânicos juntam-se num barco a remos. O submarino alemão que os atacara também foi afundado no mesmo momento. Resgatam da água um último sobrevivente…
21 julho
‘A Casa Enantada’
‘Spellbound’
(1945) 111 minutos
Com Ingrid Bergman, Gregory Peck, Michael Chekhov.
A linda e fria Dra. Constance é uma psiquiatra que conhece muito bem o ser humano, ao menos era o que pensava até conhecer o sinistro Dr. Anthony que foi nomeado como substituto do diretor da clínica psiquiátrica Green Manors, onde ela trabalha.
28 julho
‘Difcamação’
‘Notorious’
(1946) 102 minutos
Com Cary Grant, Ingrid Bergman, Claude Rains.
Um agente do governo dos Estados Unidos chantageia a filha de um nazi, para forçá-la a espiar um agente alemão que vive no Rio de Janeiro.
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565