Mafalda Preto, Jasmim Mandillo, Afonso Pinto e Nuno Pinheiro são os jovens talentos apoiados pela Meritis e que beneficiam da Bolsa 2021 no âmbito do acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Pelo segundo ano consecutivo, a SCML e a Meritis unem esforços no sentido de potenciar o mérito dos jovens portugueses, concretizando-se em bolsas de mérito anuais nas áreas do desporto e das artes, tendo como primeiro objectivo alavancar a carreira de jovens cujo talento seja evidente e onde o apoio financeiro e logístico possa ser determinante na continuação das suas carreiras.
Com mais de oitos anos de existência, a Meritis apoia neste momento mais de 40 jovens talentos nas mais diversas áreas – Artes Marciais, Ballet, Esgrima, Ginástica, Karting, Música, Surf, Ténis, Vela, Artes Plásticas. O trabalho, totalmente solidário, de um grupo de personalidades dos mais diversos quadrantes da sociedade, tem proporcionando condições para o desenvolvimento das carreiras dos jovens que apoia. São protocolos como este, assinados com a Santa Casa, que permitem continuar e potenciar o trabalho desenvolvido, bem como alargar o número de talentos apoiados.
“Há alguns anos que tínhamos este objectivo. Criar laços sólidos com instituições de grande impacto na sociedade portuguesa e, tentar com o nosso conhecimento, ajudar a dar ainda melhores oportunidades aos jovens Portugueses. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa faz um trabalho notável e esta parceria irá ajudar-nos a construir, alavancar e melhorar a carreira dos “Meritis” a quem estas bolsas serão destinadas. Existem muitos jovens de mérito para quem uma ajuda como a que a Mafalda, a Jasmim, o Afonso ou Nuno terão agora ao seu dispor significa o poderem progredir imensamente nas suas carreiras. Como sempre lhes dizemos… O Céu é o limite. Estas bolsas da S.C.M.L irão dar-lhes ainda mais Asas”, Pedro Couceiro pela Meritis.
“Foi em plena pandemia, num contexto de grande fragilidade, que a SCML estabeleceu a parceria com a Meritis, através da qual apoiámos 3 jovens talentos. Nesta segunda edição e depois do sucesso da primeira, a SCML dá continuidade a este projeto que visa, este ano, o apoio a mais 4 jovens com talentos. Uma das linhas estratégicas da SCML traduz-se no apoio à Cultura Nacional e na formação dos jovens, no que respeita ao seu desenvolvimento humano. O projeto Bolsas Meritis, que tem como objetivo a deteção de jovens, com valor, nas mais diversas vertentes está completamente alinhado com a política de apoios concedida pela SCML. O mérito é destes jovens e a SCML tem orgulho em proporcionar-lhes condições para a realização dos seus sonhos “, refere Maria João Matos, diretora de comunicação e marcas da SCML.
Mafalda Preto
Tem 18 anos e é natural de Sesimbra.
Iniciou a sua formação em dança com 5 anos e ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, aos 10 anos. Durante 8 anos frequentou esta escola estando precisamente este ano a terminar o curso de bailarina profissional. Bailarina com um percurso de grande mérito, realçado pelo próprio Conservatório Nacional, participou em concursos de bailado internacionais como o TAMZOLYMP Berlim e venceu o Prémio Banco Santander, pelo prestígio escolar, no ano letivo de 2019-2020. Em setembro de 2021, ingressou no Ballet Júnior da Antuérpia, onde vai continuar a sua formação em dança.
Jasmim Mandillo
É natural de Lisboa e irá completar 19 anos no próximo mês de Novembro. Aluna brilhante do Conservatório Nacional de Música, tem como grande objectivo e sonho tornar-se numa violoncelista profissional. O próximo passo pretende que seja o de terminar a sua licenciatura em música clássica em Amsterdão e posteriormente fazer um mestrado, possivelmente na Holanda, em Portugal ou noutro país da Europa. Muito determinada quanto ao seu futuro, planeia continuar a agendar concertos com o seu quarteto de cordas Rococo Quartet e formar outros grupos de música de câmara. No futuro gostaria de concorrer a alguns concursos em Portugal e no estrangeiro e poder integrar uma orquestra na Holanda ou em Portugal
Afonso Pinto
Vive na Ericeira e, desde os seus 4 anos que pratica Surf. Quase a fazer 15 anos, o Afonso é tido com um dos jovens talentosos da sua geração e conta com alguns bons resultados no seu curriculum. A falta de apoios e recursos têm-no deixado à margem das suas capacidades e, integrado na Meritis, espera poder ter os recursos para começar a competir mais regularmente além-fronteiras e ser convocado para a Selecção Nacional. Irá este ano disputar os campeonatos Sub-16, onde tem mutas possibilidades de alcançar um lugar de destaque.
Nuno Pinheiro
Com 17 anos feitos em Abril passado, o Nuno chegou à Meritis pela mão do ex-internacional e famoso jogador português – João Cunha e Silva. Natural de Sintra, o Nuno é já um representante da Seleção Regional de Lisboa e tem estado em várias convocatórias para estágios da Seleção Nacional. Tendo no seu curriculum vários títulos nacionais, individuais e em pares, o Nuno pretende agora começar a internacionalizar-se e aproveitar esta integração na família Meritis para continuar a correr atrás do seu sonho: “Quero entrar no Top 100 ATP!”