Foram milhares os visitantes que participaram no passado dia 4 de janeiro na grande festa do Madeiro de Oeiras, uma fogueira com 15 metros de diâmetro, 5 metros de altura e que fez arder 100 toneladas de lenha.
O Jardim Municipal de Oeiras foi o local escolhido para a edição do Madeiro de Oeiras deste ano depois do sucesso da primeira edição. A festa irá repetir-se no próximo ano, garantiu a Câmara Municipal de Oeiras.
Tradição e milhares de pessoas juntas para apreciar a beleza e o calor da fogueira, além da gastronomia e animação oferecida, com bombos, rancho folclórico e outros.
“Além de poder ver e aquecer-se na fogueira gigante, os participantes puderam almoçar ou lanchar nas bancas com comida oferecida. Puderam escolher entre o porco no espeto, enchidos e castanhas assadas ou ainda saborear o tradicional Bolo-Rei”, adianta a Câmara Municipal de Oeiras, em comunicado.
O Madeiro de Reis tem origem nas celebrações do solstício de inverno. Começava por ter a madeira recolhida pelos rapazes da terra. Era levada então até o centro da aldeia onde uma enorme fogueira era acesa desde a véspera do Natal até o Dia de Reis. As pessoas reuniam-se para dançar e cantar à volta da fogueira.