‘Mulheres Migrantes e Violência – uma abordagem global’ foi o tema do encontro anual da Rede Integrada de Oeiras Contra a Violência (RIOCV), que decorreu no passado dia 25 de novembro, no Templo da Poesia, em Oeiras, com o objetivo de criar um espaço de aprendizagem, partilha de conhecimentos, experiências e práticas sobre a violência dirigida a grupos mais vulneráveis.
O evento, para além da participação de diversos oradores, contou também com representantes de organizações de referência nacional e internacionalmente.
Com foco na violência contra mulheres migrantes e nas intervenções no concelho de Oeiras, a iniciativa teve a abertura a cargo da Vereadora com o Pelouro da Igualdade, Filipa Laborinho, e Vasco Malta, Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Portugal.
O encontro abordou a violência contra mulheres migrantes em três mesas temáticas: a primeira focou-se numa abordagem global; a segunda apresentou boas práticas; e, para encerrar, a terceira destacou a intervenção integrada no concelho de Oeiras.
O evento terminou com a apresentação de um excerto da peça ‘As Troianas’, pela companhia de Teatro Gato Escaldado.