A Câmara Municipal de Oeiras aprovou uma comparticipação financeira no valor de 104.000,00€ (cento e quatro mil euros) ao BIPP – Inclusão para a Deficiência para apoio às suas atividades, nomeadamente, no âmbito do projeto SEMEAR.
O BIPP – Inclusão para a Deficiência é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2005, com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social desde 2016, que prossegue o objetivo de apoiar cidadãos com necessidades especiais na procura das melhores respostas para a sua integração na sociedade.
A atividade do BIPP – Inclusão para a Deficiência concentra-se sobretudo no Concelho de Oeiras, o que tem representado uma forte articulação com o Município, concretizada nas comparticipações financeiras que têm sido veiculadas ao longo dos últimos anos, sobretudo para apoiar a realização de campos de férias inclusivos.
Neste âmbito, relacionado com a promoção da valorização socioprofissional e com a participação ativa da pessoa com deficiência, esta entidade criou, em 2014, a Academia SEMEAR, que se define como um programa sustentável de inclusão social que tem como objetivo promover a empregabilidade e integração socioprofissional de jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento através da formação certificada, transformação e produção agrícola biológica.
Na vertente do projeto denominada “Semear na academia”, é garantido a jovens e adultos com dificuldade intelectual e do desenvolvimento: formação certificada no sector agroalimentar; desenvolvimento de competências pessoais e socioprofissionais; inserção socioprofissional (apoio na procura ativa de emprego) em empresas e nos negócios sociais da BIPP; ‘coaching’ ao jovem adulto empregado e à empresa.
Neste âmbito, preveem em 2023 a realização dos seguintes cursos: Cerâmica, Auxiliar Agroalimentar, Operador de Armazém, Empregado de Mesa e Bar e Olaria, integrando 95 formandos, dos quais têm como objetivo, em 2023, a integração de 57 jovens no mercado de trabalho.