A Câmara Municipal de Oeiras aprovou uma comparticipação financeira no valor de 3 000,00 € (três mil euros) à União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) para a edição do livro ‘A Cadeia de Caxias, a Repressão e a Luta pela Liberdade’.
O livro reúne informação resultante do trabalho de uma equipa de associados da URAP, coordenada por Mário Pádua e Manuela Bernardino, e descreve o quotidiano do Forte de Caxias ao longo do tempo da sua ocupação, de 1936 até 1974, com especial enfoque nos testemunhos de vida dos presos e suas famílias. A documentação inclui fotografias e correspondência diversa bem como outras fontes de informação, tais como os muitos regulamentos da prisão.
Com cerca de 800 páginas, o livro referenciará nominalmente os 10 049 mulheres e homens que passaram pela prisão de Caxias, seu respetivo percurso de vida e caracterização socioprofissional.
A edição conta com a colaboração da Direção Geral do Património Cultural, Câmara Municipal de Avis, Covilhã, Mafra, Santarém e Serpa, Museu do Aljube e Museu Nacional da Resistência e da Liberdade.