O Município de Oeiras foi reconhecido com o Prémio ‘Viver em Igualdade’. Esta distinção resulta do “excelente trabalho desenvolvido pelo Município na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”, referente ao biénio 2022-2023.
O Prémio ‘Viver em Igualdade’, recebido pela Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, Ana Filipa Laborinho, é uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – CIG no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.
Este é um prémio que visa distinguir e reconhecer as autarquias com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, a nível interno e no âmbito do território, como agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para concretizar os objetivos da ENIND e dos Planos Nacionais de Ação.
O júri desta 6ª edição do prémio foi constituído por Catarina Salles, em representação da Universidade da Beira Interior, Tatiana Moura, em representação da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres – APEM, e Sandra Ribeiro, enquanto Presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
A cerimónia de atribuição do prémio teve lugar no passado dia 20 de outubro, no Teatro Jordão, em Guimarães.