O Município de Oeiras e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento ofereceram equipamento médico e de proteção individual a Moçambique no âmbito das medidas de combate à COVID-19 e para o apoio aos hospitais que servem o norte do país.
No âmbito do apoio que tem vindo a ser dado pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, foi entregue ao Embaixador de Moçambique em Portugal 2 ventiladores, 10 mil máscaras cirúrgicas e 12 mil máscaras reutilizáveis para o apoio ao combate à COVID- 19.
Foram igualmente doados 3 equipamentos de análise laboratorial e 2 microscópios ao Hospital de Ibo, bem como cerca de 400 embalagens de complexos vitamímicos infantis que se destinam À Província de Cabo Delgado (no sul do país), uma região que atravessa um período de grande instabilidade, que tem provocado o deslocamento de populações, decorrente da violência de grupos radicais islâmicos.
A Associação Kanimambo juntou-se igualmente a esta iniciativa, entregando ao Embaixador de Moçambique 300 protetores solares e 100 chapéus tipo “panamá” que serão distribuídos pela população local.
Esta doação insere-se num conjunto de ações que visaram vários PALOP, com o objetivo de dar resposta à crise sanitária provocada pelo COVID-19, colmatando as necessidades sentidas no acesso a equipamento de tratamento médico e proteção individual.A iniciativa solidária para com os PALOP representa um investimento conjunto total superior a 700 mil euros.