Em 2020, o prazo médio de pagamentos efetuados pelo Município de Oeiras foi de 1 dia.
Nos últimos anos a Câmara Municipal de Oeiras tem encurtado substancialmente os prazos de pagamento com vista a fazer entrar dinheiro na economia local, sublinhando também um importante princípio de rigor na gestão dos processos administrativos e de respeito pelos fornecedores. Refira-se que, em 2016, este prazo era de 41 dias, tendo sido reduzido para 32 dias em 2017, para 6 dias em 2018, para 3 dias em 2019 e para 1 dia em 2020.
Este resultado premeia o trabalho de todos os serviços municipais envolvidos e é contado a partir do momento em que a fatura enviada pelo fornecedor chega à Câmara Municipal.
O ‘circuito’ da fatura começa quando o documento dá entrada no serviço de Expediente, onde é digitalizada, depois remetida para a Divisão de Gestão Financeira, onde é registada e enviada por via digital para a unidade orgânica responsável, ali a fatura é conferida e visada, depois devolvida à Divisão de Gestão Financeira, que verifica a conformidade das certidões de não dívida e efetua o registo final.
Após esta tramitação, é emitida a ordem de pagamento, procede-se à recolha de assinatura dos responsáveis – Chefe de Divisão, Diretora de Departamento, Vice-Presidente – e é então enviada para a Tesouraria, que procede ao pagamento. Um processo complexo, mas que é desempenhado com segurança e celeridade.