16.1 C
Oeiras Municipality
Sex 10 Janeiro 2025
Inicio Ciência Museu de Arte Urbana tem nova obra de arte: o busto do...

Museu de Arte Urbana tem nova obra de arte: o busto do primeiro ser humano a ir ao espaço e o foguetão que o lançou

Foi instalada, no dia 9 de setembro, uma nova obra de arte no MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark – Cidade do Conhecimento, com o objetivo de homenagear o primeiro cosmonauta na história da humanidade, Yuri Gagarin. Esta peça, que assinala o 60.º aniversário do primeiro voo espacial de um ser humano, é composta pelo busto do cosmonauta ao lado do foguetão Vostok 1 e pode ser visitada nos jardins do Taguspark.

Obra_BustoYuriGagarin 1.jpeg

A celebrar o 60.º aniversário do primeiro voo espacial humano e representando um símbolo da amizade entre os povos da Rússia e Portugal, o busto do cosmonauta Yuri Gagarin foi uma oferta da Fundação Internacional de Caridade “O Diálogo das Culturas – O Mundo Unido” e da Embaixada da Federação Russa em Portugal.

 

A nave Vostok 1, que se encontra ao lado do busto, nasceu do conceito criativo de Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, e de Ana Figueiredo, da Infinity.

Obra_BustoYuriGagarin 2.jpeg

Face a algumas observações sobre a inclusão do símbolo da URSS, a foice e martelo (também associados ao comunismo), Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark – Cidade do Conhecimento, esclarece que «esta obra de arte, que muito nos orgulha pelo seu significado histórico e cultural, é uma homenagem ao primeiro ser humano no espaço e a este acontecimento marcante. Por esse motivo, e porque a História deve ser respeitada, decidimos incluir a bandeira da URSS junto ao busto de Yuri Gagarin e do foguetão Vostok 1. Numa época em que muitos querem apagar factos da história, no Taguspark, damos claros sinais do respeito pela preservação da história, para que através dela possamos aprender e contribuir para um mundo melhor. É o respeito pelo rigor da história que nos levou a colocar no museu de arte urbana, nesta peça, o logotipo internacionalmente reconhecido como o símbolo do comunismo.»

 

No contexto histórico, foi no dia 12 de abril de 1961, que o soviético Yuri Gagarin, a bordo do foguetão Vostok 1 e ao serviço da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, se tornou o primeiro ser humano a ir ao espaço. Num voo que durou 1h48m, o cosmonauta deu uma volta ao planeta Terra e ficou para sempre registado na História da Humanidade.

 

Esta obra de arte, inserida num ecossistema com empresas dedicadas à aeronáutica, como o ISQ e o Instituto Superior Técnico, universidade formadora de engenheiros aeronáuticos, está instalada nos jardins do Edifício Qualidade C, no Taguspark, em Oeiras.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Madeira lança programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascular em colaboração com a Novartis

No Dia Nacional do Doente Coronário, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira anuncia a colaboração com a...

‘Conta-me a História’ – Visitas Orientadas e Visitas Encenadas aos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal

As visitas orientadas e encenadas ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal estão de volta! O programa oferece duas formas únicas de explorar este...

ISQ promove Workshop “Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética do Parque Edificado”

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, promove no próximo dia 15 de janeiro, o Workshop "Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética...

Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’ – Apresentação livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’

A Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’, coordenada por Manuel Barão da Cunha, será dedicada à apresentação do livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’, com a presença...

Comentários Recentes