De 3 a 30 de Maio, vai estar patente na Fundação “O Século” a exposição de pintura “Um Pouco Mais de Azul”, da artista plástica Noémia Prada. Em simultâneo, irá decorrer um leilão online no site da Fundação (www.oseculo.pt) de obras da pintora. As receita irão reverter para a Instituição, com o intuito de ajudar a financiar o trabalho desenvolvido pela área social da Instituição junto de quem mais precisa.
“Um pouco mais de azul” reúne 30 obras inéditas da artista, pintados em acrílico sobre tela e aguarelas. A exposição poderá ser visitada nas instalações da Fundação “O Século”, em São Pedro do Estoril, nos dias úteis, das 9h ás 18h, bastando dirigir-se à portaria da Instituição.
Embora já tenha exposto no estrangeiro, esta é a primeira vez que Noémia Prada apresenta o seu trabalho, em Portugal. Os seus quadros tentam traduzir a forma livre e dinâmica que a pintora sente no seu processo criativo. Apesar da predominância do azul, o que iremos ver é uma explosão de cor e movimento. Amante da poesia, inspirou-se em Mário de Sá Carneiro, no poema “Quase”, para a escolha do título.
Noémia Prada nasceu no Norte de Portugal, em Viana do Castelo, em 1969. É licenciada em Comunicação Social, pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Sociologia, pela Central European University de Varsóvia, na Polónia.
Trabalhou como copywriter e jornalista. Paralelamente, foi desenvolvendo o seu interesse e gosto pela pintura, à qual se dedica há mais de vinte anos. Apresentou trabalhos nos vários países onde se fixou, designadamente Polónia, Croácia, EUA e Angola. Outra das suas paixões é a fotografia a preto e branco.
Leilão online. Quem adquirir as peças em leilão estará a contribuir para ajudar a Fundação “O Século” que, diariamente, através das suas diferentes respostas sociais apoia cerca de 600 pessoas, entre crianças, idosos e famílias desfavorecidas.
Entre as respostas sociais da Fundação “O Século” contam-se dois lares de acolhimento e três apartamentos de autonomização, onde vivem cerca de 30 crianças e jovens em risco; os serviços de Apoio Alimentar e Apoio Domiciliário e Cantina Social, que apoiam dezenas de idosos e pessoas de mobilidade reduzida; ou CAFAP – Relógio d´Areia, que presta acompanhamento a famílias e crianças.
A Fundação “O Século” conta ainda com outras respostas sociais como é o caso do Acolhimento de Emergência, Creche e Pré-escolar, sem esquecer, as míticas Colónias de Férias, que estiveram na origem há mais de 90 anos.