Oeiras será a sede nacional da Associação Internacional da Castanhola – Castamusic, graças à nomeação da EFO – Escola Flamenca de Oeiras como representante. A concertista e diretora da EFO, Alejandra Gutkin, foi escolhida por seu trabalho inovador na divulgação das castanholas em Portugal.
O convite feito à EFO surge no âmbito das parcerias internacionais promovidas com países como Espanha, Itália, França e América Latina.
A oficialização da associação aconteceu durante a Gala de Coros de Castanholas em Sevilha, que se realizou entre 17 e 19 de outubro, com uma programação variada de masterclasses, concertos e exposições. Destaque para a participação portuguesa com o Coro de Castanholas da EFO.
A Associação Internacional da Castanhola – Castamusic tem como missão principal realçar a importância histórica e contemporânea das castanholas na música clássica, tradicional, flamenca e outras fusões musicais, incluindo jazz, rock e pop, querendo assim valorizar o repertório musical global e atrair novos públicos para esta arte.
Além de apoiar profissionais e entusiastas, procura difundir as castanholas como instrumento de concerto, como já feito por compositores como Boccherini e Rimsky-Korsakov.
A Castamusic é liderada por Mar Bezana, inventora das primeiras castanholas com luz, e Reyes León, ambas reconhecidas pela contribuição ao mundo das castanholas