A Novartis acaba de doar hidroxicloroquina, fármaco produzido pela Sandoz, divisão do Grupo, para ajudar na luta contra a COVID-19 em Portugal. A Sandoz, a pedido das Autoridades Nacionais, articulou junto do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – o processo de autorização regulamentar necessário de forma a disponibilizar o medicamento no nosso país.
“Esta doação enquadra-se no compromisso já anunciado pela empresa de doar até 130 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina, onde se inclui o seu atual stock de 50 milhões de doses, para apoiar a resposta global à pandemia COVID-19. A doação local foi possível através de uma estreita colaboração e alinhamento entre a Sandoz e o Infarmed relativamente às necessidades em Portugal”, adianta a Novartis em comunicado.
Segundo o mesmo texto, “a hidroxicloroquina despertou interesse na comunidade médica após demonstrar uma resposta preliminar em pequenos ensaios clínicos, incluindo um estudo com coadministração com o antibiótico azitromicina. Para além disso, a hidroxicloroquina demonstrou atividade antiviral contra a SARS-CoV-2 em testes laboratoriais. A hidroxicloroquina é há muito utilizada no tratamento da malária e outras doenças autoimunes”.
A Novartis chegou a acordo com a agência americana do medicamento, a Food and Drug Administration (FDA) para prosseguir com um ensaio clínico de Fase III para avaliar o uso de hidroxicloroquina no tratamento de doentes hospitalizados com a doença de COVID-19. O estudo terá início nas próximas semanas nos Estados Unidos da América e foi desenhado e implementado rapidamente para responder à necessidade de investigação científica após evidências clínicas e pré-clínicas1,2,3 de que a hidroxicloroquina poderia ajudar doentes hospitalizados com a doença de COVID-19. A empresa também tornará acessível a propriedade intelectual de hidroxicloroquina para apoiar um vasto acesso se o medicamento for aprovado para a doença de COVID-19.
O compromisso e a resposta da Novartis na luta contra a COVID-19
A Novartis tem vindo a anunciar um vasto conjunto de medidas para apoiar a resposta global à pandemia COVID-19, onde se inclui o Novartis COVID-19 Response Fund, que disponibiliza 20 milhões de dólares em apoios a iniciativas de saúde pública, destinadas a ajudar as comunidades a enfrentar os desafios colocados pela pandemia.
Em Portugal, a Novartis já doou 350 mil euros para o combate à COVID-19 no nosso país, nomeadamente: 215 mil euros à plataforma ‘Todos por quem cuida’, uma ação conjunta da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Farmacêuticos com o apoio da APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) que tem como objetivo assegurar que todos os profissionais de saúde trabalham protegidos e com acesso aos equipamentos e dispositivos necessários para proporcionar os melhores cuidados a todos os doentes; e 135 mil euros ao Movimento tech4COVID para compra de 100 mil máscaras para profissionais de saúde.