‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem às terças-feiras pelas 15h30.
A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm “Cinderela” e a peça “King John” de William Shakespeare, sendo que ainda antes deste Meliés há o registo da adaptação cinematográfica de “Trilby and Little Billee” em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela e que se tem como a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objecto literário.
Desde então muitos foram os autores adaptados ao cinema, sendo que nomes como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J.K. Rowling, Ian Fleming, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Philip Roth, John le Carré estão entre os mais adaptados.
E alguns dos filmes mais marcantes das últimas décadas e dos maiores sucessos de bilheteira como ‘It’, ‘The Godfather’, ‘The Silence of the Lambs’, ‘The Lord of the Rings’, ‘The Shawshank Redemption’, a série de ‘Harry Potter’, ‘The Wizard of OZ’, ‘Gone with the Wind’, ‘The Shining’, ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’, ‘The Devil Wears Prada’, ‘Schindler’s List’, ‘The Hunger Games’, ‘The Chronicles of Narnia’, ‘Forrest Gump’, ‘Jurassic Park’, ‘The French Connection’, ‘Solaris’, ‘Raging Bull’, ‘Breakfast at Tiffany’s’, ‘The Talented Mr. Ripley’, ‘Ben-Hur’, ‘L.A. Confidential’, ‘The Remains of the Day’, ‘Doctor Zhivago’, ‘No Country for Old Men’, ‘Fight Club’, ‘The Exorcist’ nasceram todos de livros. Assim como algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial como Sherlock Holmes.
Também o cinema português desde muito cedo foi beber à literatura logo com uma primeira adaptação de ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’ de Júlio Dinis feita por George Pallu em 1920. Desde então muitos foram os autores adaptados: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Júlio Dantas, Leão Penedo, Vicente Sanches, Vergílio Ferreira, José Cardoso Pires, Mário Zambujal, Lídia Jorge, entre muitos outros.
A masterclass ‘Da Palavra à Imagem’ pretende percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas, diferentes correntes e mostrar assim como tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos.
Frederico Corado (realizador e encenador)
Conheça aqui a programação de dezembro
🔹 3 dezembro
O DIÁRIO DE BRIDGET JONES (Bidget Jones´s Diary); Comédia, 2001, GB/FRA; de Sharon Maguire; com Renée Zellweger, Colin Firth, Hugh Grant; 97 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Bidget Jones´s Diary”, de Helen Fielding
No início de mais um ano, Bridget resolve escrever um diário e mudar a sua vida. Para começar, aponta, tem de perder 20 quilos, deixar de beber e fumar. E há ainda a questão dos homens…. É que Bridget tem tendência a cruzar-se com representantes do sexo oposto que padecem de uma estranha alergia a compromissos.
🔹 10 dezembro
OLIVER! (Oliver!); Musical, 1968, GB; de Carol Reed; com Ron Moody, Oliver Reed, Shani Wallis, Mark Lester; 153 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Oliver!”, de Charles Dickens
Num orfanato onde as crianças apenas comem sopa e os administradores comem fartamente, Oliver Twist, um órfão de 9 anos, “ousa” pedir mais comida. Por esse motivo é vendido para o dono de uma funerária. Após uma luta, por terem chamado prostituta à sua mãe, Oliver é preso no porão da funerária. Descobre acidentalmente que as grades estão soltas e foge para Londres.
🔹 17 dezembro
O FEITICEIRO DE OZ (The Wizard of Oz); Fantástico, 1939, EUA; de Victor Fleming; com Jack Haley, Ray Bolger, Judy Garland, Frank Morgan; 101 min.; M/6 anos
Baseado na obra literária “The Wonderful Wizard of Oz”, de L. Frank Baum
Uma grande tempestade se forma no Kansas, Dorothy e o seu cão Toto são transportados para uma terra mágica. “Já não estamos no Kansas”, apercebe-se ao chegar à fantástica Cidade Esmeralda. Mas com saudades de casa e fugida da Malvada Bruxa do Oeste que lhe quer fazer mal, Dorothy tenta voltar ao Kansas, para junto da tia Em. Começa aí a busca pelo feiticeiro da terra de Oz.
Avenida das Descobertas, 59 – Galerias Alto da Barra, Oeiras
Terças-feiras, 15h30
Entrada gratuita, de acordo com a classificação etária e limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h00. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565