O MAP – Mostra de Artes da Palavra está de regresso e vai na 4ª edição. Com o apoio do Município de Oeiras, até dezembro, a “Palavra” volta a estar no centro das atenções, em todas as formas e possibilidades, desafiando limitações ou disciplinas, passeando-se em conversas, seduzindo em liberdade, proclamando ações e soluções, da utopia ao quotidiano.
Pode uma palavra mudar o mundo, uma vida? Pode salvar? Pode ajudar? Poderá criar espanto e beleza? Que matéria-prima tão frágil como poderosa, tão volátil como perene é esta de que nos alimentamos? Estas e outras questões serão respondidas ao longo dos próximos meses, nos diversos eventos que constam da programação do MAP – Mostra de Artes da Palavra. O Templo da Poesia, o Parque dos Poetas e os Auditórios Municipais José de Castro Ruy de Carvalho são os cenários escolhidos para acolher estes eventos.
PROGRAMAÇÃO JULHO
Oficina da Palavra – 20 e 27 de julho, 10h30 – Templo da Poesia
Nesta oficina orientada pelo rapper André Neves (também conhecido por Maze, dos Dealema), pensada para crianças dos 7 aos 12 anos, será cozinhada uma sopa de letras, para nela descobrir palavras, antigas e novas, refletir sobre as suas formas e significados, analisar os sentimentos que transportam e as emoções que despertam. Através de jogos, histórias, canções e poemas, a palavra ganhará vida de várias maneiras: pensada, escrita, dita, cantada, desenhada e até esculpida. A inscrição e participação são gratuitas.
Café dos Poetas – 25 de julho, 21h30 – Templo da Poesia
Inspirado nas tertúlias literárias, onde a conversa, a opinião e a leitura eram parte fundamental, o ‘Café dos Poetas’ é o local ideal para quem quiser experimentar de perto e de forma informal a paixão pela palavra. No mês de julho, o ‘Café dos Poetas’ abre as portas e tem como tema António Ramos Rosa: Não posso adiar o amor, com apresentação de Nuno Miguel Guedes (host), participação de António Bracinha Vieira, José Anjos, Helena Carvalho, Francisca Patrício (Associação Luchapa) e música de Francisco Rosa Melo (contrabaixo). A entrada é gratuita.
Voz – O Poder da Palavra – Open call
Depois de reunir cerca de 100 participações em 2023, o ‘Voz – O Poder da Palavra’ está de regresso para a sua quarta edição. Este concurso, aberto a todos os jovens residentes em Portugal com idades entre os 15 e os 25 anos, tem como objetivo valorizar e motivar a escrita criativa e a retórica, através de um modelo com características didáticas, pedagógicas e performativas. Para se inscrever, cada participante deve apresentar um vídeo de até 3 minutos com um texto autoral inspirado nos “50 anos do 25 de Abril”. Este open-call está aberto até dia 15 de outubro em www.opoderdapalavra.pt.
Para mais informações sobre o MAP – Mostra de Artes da Palavra e a programação completa, consulte www.mapoeiras.com