‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem às terças-feiras pelas 15h30.
A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm “Cinderela” e a peça “King John” de William Shakespeare, sendo que ainda antes deste Meliés há o registo da adaptação cinematográfica de “Trilby and Little Billee” em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela e que se tem como a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objecto literário.
Desde então muitos foram os autores adaptados ao cinema, sendo que nomes como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J.K. Rowling, Ian Fleming, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Philip Roth, John le Carré estão entre os mais adaptados.
E alguns dos filmes mais marcantes das últimas décadas e dos maiores sucessos de bilheteira como ‘It’, ‘The Godfather’, ‘The Silence of the Lambs’, ‘The Lord of the Rings’, ‘The Shawshank Redemption’, a série de ‘Harry Potter’, ‘The Wizard of OZ’, ‘Gone with the Wind’, ‘The Shining’, ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’, ‘The Devil Wears Prada’, ‘Schindler’s List’, ‘The Hunger Games’, ‘The Chronicles of Narnia’, ‘Forrest Gump’, ‘Jurassic Park’, ‘The French Connection’, ‘Solaris’, ‘Raging Bull’, ‘Breakfast at Tiffany’s’, ‘The Talented Mr. Ripley’, ‘Ben-Hur’, ‘L.A. Confidential’, ‘The Remains of the Day’, ‘Doctor Zhivago’, ‘No Country for Old Men’, ‘Fight Club’, ‘The Exorcist’ nasceram todos de livros. Assim como algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial como Sherlock Holmes.
Também o cinema português desde muito cedo foi beber à literatura logo com uma primeira adaptação de ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’ de Júlio Dinis feita por George Pallu em 1920. Desde então muitos foram os autores adaptados: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Júlio Dantas, Leão Penedo, Vicente Sanches, Vergílio Ferreira, José Cardoso Pires, Mário Zambujal, Lídia Jorge, entre muitos outros.
A masterclass ‘Da Palavra à Imagem’ pretende percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas, diferentes correntes e mostrar assim como tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos.
Frederico Corado (realizador e encenador)
Conheça aqui a programação de março
🔹 2 abril
‘SPARTACUS’ (Spartacus); Drama, 1960, EUA; de Stanley Kubrick; com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Peter Ustinov, John Gavin; 198 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Spartacus”, de Howard Fast
O rebelde Spartacus, nascido e criado escravo, é vendido para o treinador gladiador Batiatus. Depois de semanas a ser treinado para matar na arena, Spartacus revolta-se contra os seus donos e lidera os outros escravos para uma rebelião. À medida que os rebeldes vão de cidade em cidade, mais escravos fugidos se juntam. Sob a liderança de Spartacus, o grupo dirige-se para o sul da Itália, onde pretendem atravessar o mar e voltar para suas casas.
🔹 9 abril
‘BONECA DE LUXO’ (Breakfast at Tiffany’s);Comédia, 1961, EUA; de Blake Edwards; com Audrey Hepburn, Patricia Neal, Dorothy Whitney, George Peppard; 115 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Breakfast at Tiffany’s”, de Truman Capote
Holly Golightly, é uma mulher sedutora que mantém o seu apartamento em Manhattan, prestando favores a homens. Apesar de não ser claro que tipo de favores são, fica implícito que Holly trabalha como acompanhante. Paul Varjak é o seu recente vizinho, escritor cuja carreira literária se encontra em “standby”. Paul vive intrigado com o comportamento de Holly.
🔹 16 abril
‘TRAINSPOTTING’ (Trainspotting); Drama, 1996, GB; de Danny Boyle; com Ewan McGregor, Ewen Bremner, Robert Carlyle, Jonny Lee Miller; 94 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Trainspotting”, de Irvine Welsh
O filme conta as histórias de viciados em heroína que vivem num subúrbio de Edimburgo, Escócia, narradas do ponto de vista de um deles, Renton. Ele próprio resolve interromper o vício, mas acaba sempre por voltar, Spud tenta arranjar emprego mas não consegue, e Sick Boy é um especialista em filmes de James Bond. Além deles, também integram o mesmo grupo, Tommy, que acaba por seguir o mesmo caminho dos amigos, e Begbie, intempestivo e violento.
🔹 23 abril
‘O SENHOR DAS MOSCAS’ (Lord of the flies); Drama/Thriller, 1963, GB; de Peter Brook; com James Aubrey, Tom Chapin, Hugh Edwards; 92 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Lord of the Flies”, de William Golding
Após um bombardeamento atômico, um grupo de jovens ingleses é evacuado da cidade. Na sequência de um acidente aéreo vão parar numa uma ilha deserta do Pacífico, onde não convivem com nenhum adulto. Criam uma sociedade com regras próprias, dividida em duas facções: uma pacífica, liderada por Ralph, e outra violenta, liderada por Jack Merridew.
🔹 30 abril
‘LOS ANGELES CONFIDENCIAL’ (L.A., Confidential); Thriller, 1997, EUA; de Curtis Hanson; com Kevin Spacey, Russell Crowe, Kim Basinger, Danny DeVito, 136 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “L.A., Confidential”, de James Ellroy
Três polícias com características e objectivos distintos, investigam o assassínio de vários homens, encontrados sem vida num bar, na mesma noite. A pouco e pouco vão descobrindo uma teia de corrupção que envolve mafiosos, autoridades e estrelas de cinema.
Avenida das Descobertas, 59 – Galerias Alto da Barra, Oeiras
Terças-feiras, 15h30
Entrada gratuita, de acordo com a classificação etária e limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h00. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565