Este ano foi a vez de Oeiras acolher o encontro da Rede Portuguesa de Cidades Educadoras (RPCE) para a realização de uma reunião do grupo temático ‘Projeto Educativo Local’.
Durante os últimos dois dias de março Oeiras recebeu – a pedido do município de Albufeira, elemento coordenador do grupo de trabalho ‘Plano Educativo Local’ – representantes de 11 municípios: Albufeira, Almada, Azambuja, Braga, Évora, Odemira, Santa Maria da Feira, Sesimbra, Setúbal, Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão.
A abertura do encontro esteve a cargo do Vereador da Educação do Município de Oeiras, Pedro Patacho, que destacou a pertinência do tema que ocupa o grupo temático: é relevante e necessário que “cada município conceba o seu plano educativo local. Um plano que legitime o projeto quotidiano, e sempre inacabado, de construção da cidade educadora, mobilizando os diversos pelouros e serviços da câmara e a comunidade local, através da comunicação externa. A educação, de todos, em todas as fases da vida e em todos os lugares, é um elemento crítico do desenvolvimento económico e social e é o principal instrumento de transformação da vida das pessoas. A educação, numa perspetiva global, enquanto tarefa da cidade, só pode ser pensada integrada no projeto político de um território inclusivo e coeso”.
A iniciativa contou com a participação da Vereadora da Comunicação Carla Rocha, que trouxe uma intervenção sob o título ‘Como Humanizar a Comunicação Autárquica’. Nesta comunicação partilhou com os outros Municípios ferramentas essenciais para uma boa comunicação. Carla Rocha sublinha a importância de uma comunicação “assente nas pessoas e para as pessoas, o que é, há muito, feito por Oeiras”. E acrescenta: “As pessoas têm que se identificar e sentir que são parte da comunicação. Não basta comunicar, o que é comunicado tem que interessar a quem ouve.”
Também presente esteve Jorge Sobrado, coordenador da pós-graduação em Comunicação Autárquica do Instituto Superior de Comunicação e Gestão do Porto, com uma intervenção que perguntava: ‘Pode a comunicação salvar-nos?’. Falando sobre os riscos e desafios de comunicar nas autarquias, concluiu a sua intervenção com a ideia de que esta comunicação “só é eficaz se se traduzir numa ação transformadora.”
Durante este encontro, os participantes dos Municípios presentes puderam conhecer melhor a política educativa ‘Oeiras EDUCA’ e o projeto ‘Oeiras EDUCA+’, um programa de iniciativa municipal no qual convergem todos os serviços educativos do Município através de diferentes unidades orgânicas – como a proteção civil, ambiente, polícia municipal – e que conta, igualmente, com um conjunto alargado de parceiros externos – universidades, instituições científicas, bibliotecas e equipamentos como o Aquário Vasco da Gama, o Palácio do Marquês de Pombal, a Fábrica da Pólvora ou grupos de teatro – resultando numa oferta muito rica e diversificada de atividades, ao dispor de toda a comunidade educativa, dando resposta a cerca de 25 mil alunos e 3 mil docentes, incluindo tanto os alunos da rede pública, como as crianças da rede solidária de Oeiras.
Refira-se que o Município de Oeiras aderiu em 2018 à Associação Internacional das Cidades Educadoras e integra a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras – Oeiras Cidade Educadora –, proporcionando diversas oportunidades e momentos de partilha de saberes e experiências, bem como promove a vivencia e aprofundamento de realidades e conhecimentos, a partir da experiência de outros municípios parceiros.