Arranca hoje a Semana dos Afetos em Oeiras que vai incluir diversas iniciativas que promovem a importância dos afetos no desenvolvimento individual e coletivo das sociedades, promovendo uma maior coesão, inclusão social e tolerância entre todos.
O Município de Oeiras, juntamente com o Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental e Oeiras (ACESLOO), irá aderir ao Movimento “Cidade dos Afetos”.
Neste programa de atividades, destacam-se a Assinatura do Protocolo de Adesão ao Movimento “Cidade dos Afetos” e a inauguração do “Coração dos Afetos”, ambos na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, às 11H00, na Avenida Marginal, junto à escultura “O Mergulho da Baleia”, em Oeiras.
O protocolo simboliza o compromisso e o apoio do Município à dinamização de iniciativas na comunidade, para que possam desenvolver a afetividade entre os cidadãos, as instituições e a cidade como um todo.
Após a cerimónia, será inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o “Coração dos Afetos”, símbolo da nova elevação do Município a “Cidade dos Afetos”.
O monumento escultório, concebido numa estrutura em ferro, com cerca de 3m de altura e 2,20m de largura, vai permitir fixar cadeados no seu interior, num simbolismo à afetividade humana.
No dia 11 de fevereiro, Dia Mundial dos Afetos, é também lançado um desafio aos Agrupamentos de Escola do Concelho para que, durante o intervalo mais longo da manhã, os alunos distribuam afetos, através de abraços. O desafio também foi lançado internamente, junto dos colaborados do Município, para que às 11H00 distribuam abraços aos colegas, registando fotograficamente o momento para que possa ser partilhado. Esta iniciativa terá como objetivo promover uma cultura organizacional de afetos, que desperte relações positivas e saudáveis entre todos.