A agenda de agosto pretende dar a conhecer iniciativas e eventos dedicados à comunicação e divulgação de ciência e conhecimento que, no corrente mês, são dinamizados nas várias instituições de investigação científica de Oeiras.
📌 Exposições
▶ Exposição “Saudade do Imaginário”
Datas: 05 de julho a 19 de agosto
Horário: 09h às 19h
Local: Núcleo Central – Taguspark: Cidade do Conhecimento
Público-alvo: Público em geral
Breve descrição: “Saudade do Imaginário”, da autoria dos Malibu Ninjas, permanece no Núcleo Central do Taguspark até 19 de agosto. Os Malibu Ninjas são uma dupla de artistas multidisciplinares de Lisboa que desenvolve a sua atividade tanto no espaço público, como no privado. Nesta exposição os artistas vão apresentar pintura, escultura, arte digital e desenho, enfatizando a sua individualidade e expressão artística. Entrada gratuita.
ℹ Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt
▶ Exposição permanente do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark
Datas: Todos os dias
Horário: Sempre aberto
Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento
Público-alvo: Público em geral
Breve descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.
ℹ Mais informações: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt
📌Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios, Feiras e Concursos
▶ Conferência a Indústria Naval
Data: 28 de agosto
Horário: 15h
Local: Clube de Oficiais da Marinha Mercante, Travessa de S. João da Praça 21. 1100-036, Lisboa
Público-alvo: Público em geral
Descrição: A Conferência COMM, sobre Indústria Naval, conta com a presença do prestigiado Contra-Almirante Gonçalves de Brito. É Contra-Almirante engenheiro construtor naval, reformado. Além do curso de Engenheiro Maquinista Naval, da Escola Naval, completado em 1967 é, desde 1976, graduado pelo MIT com os graus de Ocean Engineer e de Master of Science em Arquitetura Naval e Engenharia Marítima. Promovido a Guarda-marinha em 1968, esteve embarcado durante 5 anos em diversos navios da Armada. Posteriormente desempenhou funções em terra, em departamentos de engenharia, manutenção e projeto naval da Marinha, durante 10 anos, incluindo a direção do programa de obtenção dos novos submarinos para a Marinha, desde o início (1995) até 2001. No Arsenal do Alfeite foi chefe de divisão de 1979 a 1985, diretor de 1985 a 1993 e administrador de 2002 a 2009. Em 2010 foi presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Paralelamente, foi docente convidado do IST nos cursos de Engenharia Mecânica e Naval, durante 26 anos (1981 a 2007), dos quais 20 como professor auxiliar. De 2012 a 2015 foi professor coordenador do ISCIA, instituto politécnico privado sito em Aveiro, nas áreas de riscos, segurança ocupacional e segurança marítima. É membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros onde, entre outros cargos, foi vice-presidente nacional de 2007 a 2013; atualmente é membro do Conselho de Admissão e Qualificação. Foi vogal do Conselho Coordenador da SEDES de 2016 a 2108. É vice-presidente da Secção de Transportes da Sociedade de Geografia de Lisboa, desde janeiro de 2016.
ℹ Mais informações
▶ Conferência Internacional sobre Ciência Veterinária (VET 2023)
Data: 28 a 30 de agosto
Local: Online
Público-alvo: Público em geral
Descrição: Nos dias 28 a 30 de agosto irá decorrer online, a “Conferência Internacional sobre Ciência Veterinária” (VET 2023). Será oradora a investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV, IP), Andreia Freitas, que também faz parte da Comissão Científica.
ℹ Mais informações
📌Formação, Oficinas e Comunidade de Professores
▶ CURSOS TESP – CANDIDATURAS ATÉ 25 DE AGOSTO
Data: até 25 de agosto
Local: Online
Público-alvo: Estudantes
Descrição: Podem candidatar-se ao acesso a um curso TeSP: a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, e c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DTeSP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam efetuar a sua requalificação profissional. Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com ENIDH, têm prioridade na ocupação de até 50 % das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso.
ℹ Mais informações
▶ Lançamento do Programa de Formação 2024 do INA
Público-alvo: Profissionais da função pública
Descrição: Em 2024, os trabalhadores e as trabalhadoras que exercem funções públicas terão à sua disposição cerca de 200 cursos ministrados pelo INA, incluindo novos cursos obrigatórios para dirigentes na Administração Pública. A oferta formativa do INA para 2024 surge ainda fortalecida nas áreas abrangidas pelos consórcios celebrados com instituições do Ensino Superior ao abrigo da Portaria n.º 669/2022, de 7 de setembro: FA >AP Formação Avançada para a Administração; CA >AP Contabilidade e Auditoria para a Administração Pública; LEAP >AP Liderança Executiva na Administração Pública e IP >AP Impulso Digital para a Administração Pública. O INA oferece ainda a possibilidade de formação presencial e à distância, síncrona e assíncrona, dando também continuidade ao investimento feito nos últimos dois anos, em conceção e produção de formação e-learning, disponibilizada através de MOOC – Massive Open Online Courses – gratuitos, na Plataforma NAU, em particular para a capacitação digital, como resposta aos desafios do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), e, também, no apoio à concretização das mais variadas estratégias de políticas públicas. Foi ainda lançada publicamente a Rede INA Alumni que tem como objetivo aproximar o INA dos seus formandos, mentores e mentorados, reforçando e dinamizando os laços de confiança de colaboração e relação com os membros desta nova comunidade. Podem candidatar-se ao acesso a um curso TeSP: a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, e c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET), de um diploma de técnico superior profissional (DTeSP) ou de um grau de ensino superior, que pretendam efetuar a sua requalificação profissional. Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com ENIDH, têm prioridade na ocupação de até 50 % das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso.
ℹ Mais informações
▶ Bolsas NOS ALIVE – CANDIDATURAS ATÉ 15 DE SETEMBRO
Data: até 15 de setembro
Local: Online
Público-alvo: Estudantes
Descrição: As Bolsas NOS ALIVE – IGC, dirigidas a jovens licenciados Portugueses, garantem a integração num dos laboratórios do Instituto Gulbenkian de Ciência, por um período de 12 meses, e parte deste tempo passado numa instituição parceira no estrangeiro. Os candidatos podem escolher um dos dois projetos de investigação disponíveis nas áreas de biodiversidade, ecologia e estudo do microbioma humano. As candidaturas decorrem até 15 de setembro de 2023 e serão atribuídas 2 bolsas. As candidaturas devem ser enviadas, num único documento em pdf, para igcpositions@igc.gulbenkian.pt contendo: carta de motivação (max. 1 página), Curriculum Vitae (max. 2 páginas) e duas cartas de referência. Saiba mais detalhes no edital de cada projeto.
ℹ Mais informações
📌 Espetáculos
▶ Cidade do Conhecimento – Taguspark “Fora d’Horas”
Data: agosto
Público-alvo: Público em geral
Descrição: Taguspark aposta em experiências culturais para potenciar o bem-estar da comunidade
O Taguspark Fora d’ Horas, o novo conceito da Cidade do Conhecimento, promove experiências de lazer, em horário pós-laboral, que contribuem para a qualidade de vida e bem-estar da comunidade. Da gastronomia à música, e do teatro às artes plásticas, o parque de referência da Península Ibérica revitaliza o seu ecossistema com uma nova energia cultural e social networking. A programação deste novo conceito inclui sunsets, refeições temáticas, concertos, peças de teatro, espetáculos de stand-up comedy, exposições de arte, entre outras iniciativas. Este programa visa contribuir para a felicidade e desenvolvimento da comunidade. Com uma agenda diversificada, o Taguspark Fora d’Horas junta os espetáculos e eventos promovidos pela Yellow Star Company, a energia do MAU – Museu de Arte Urbana, que reúne artistas consagrados e emergentes, e a experiência gastronómica, por vezes temática, pela mão do chef do Panorâmico by Faz Figura. Em agosto continuam os concertos às quintas-feiras (13h00-14h30), cujo programa é:
• “ELES” com Joana Rodrigues – 03 de agosto
• “ELES” com PEDRO PIRES – 10 de agosto
• DUO TWIN PICKS – 17 de agosto
• BANDAZUR – 24 de agosto
• GALAX DUO – 31 de agosto
Para Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, “o conceito Fora D’Horas insere a Cidade do Conhecimento nos roteiros turísticos de Oeiras Valley. O desenvolvimento deste conceito está pensado para proporcionar bem-estar a todas as gerações. Abraça a comunidade que trabalha no parque ou que simplesmente deseja usufruir da nossa oferta em teatro, gastronomia e arte”.
ℹ Mais informações
▶ 110 Histórias, 110 Objetos – A consola de teleoperação espacial
Data: 4 de agosto
Local: Online
Público-alvo: Público em geral
Descrição: No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro. Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar. 110 anos de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público. Criada por investigadores do Técnico, a consola de teleoperação espacial é uma solução tecnológica, com dispositivos tácteis que melhoram o processo de reparação de um robot à distância. Parece uma imagem do futuro: um robot em Marte e um ser humano na Terra a receber todas as suas sensações. Mas é exatamente isso que esta tecnologia já permite: alivia o excesso de informação visual com que, mesmo os teleoperadores experientes, têm que lidar habitualmente, acrescentando sensações tácteis. A consola foi testada numa missão análoga a Marte, executada em 2021 no deserto de Neguev, em Israel. A equipa tem já outra missão agendada para 2024.
ℹ Mais informações