A agenda de agosto dá a conhecer eventos e iniciativas dedicadas à comunicação e divulgação do conhecimento e ciência dinamizada em instituições de investigação científica de Oeiras.
Exposições
Raízes
Datas: 7 julho a 27 de agosto 2022
Horário: segunda a sábado, das 9h às 19h
Local: Núcleo Central do Taguspark
Breve descrição: Esta coleção de obras de Emma Santos explora a ideia de raízes, tanto no sentido literal como no abstrato. Traça elementos da sua identidade, como as suas raízes portuguesas, a feminidade e a história das mulheres, a sua conexão com a natureza, a sua infância e experiências de nascimento e morte, numa viagem para melhor compreender a sua identidade no contexto mais alargado da sociedade. Sendo de e vivendo em Portugal e Inglaterra, Santos começou a questionar a sua própria origem cultural, observando a sua herança e os lugares que chama de lar numa nova luz.
Mais informações em: tel. 21 422 6900; taguspark@taguspark.pt
Museu de Arte Urbana do Taguspark – MAU
Data: Todos os dias
Horário: sempre aberto
Local: Taguspark – Ciência do Conhecimento
Público-alvo: Público em geral
Breve descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho com o Anjo Futurista, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.
Mais informações em: tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt
Aquário Vasco da Gama proporciona nova forma de ver o Oceano
Datas: Todos os dias
Horário: 10h às 18h (Última entrada às 17h30)
Local: Aquário Vasco da Gama
Público-alvo: Público em geral e familiar
Breve descrição: O Aquário Vasco da Gama (AVG) inaugurou o seu novo espaço interativo, A Janela para o Oceano. O projeto nasceu no antigo tanque das otárias, vazio há alguns anos, depois de o Aquário ter decidido deixar de ter estes animais de grande porte, pois este espaço não tinha as condições adequadas para receber animais desta dimensão. A “Janela para o Oceano” consiste numa parede digital com 20m2. Um videowall composto por 24 ecrãs de ultra-alta definição (8K), onde é possível visualizar vários cenários da orla costeira com conteúdo em 3D. Neste novo espaço imersivo está também um chão interativo onde se pode brincar com outras espécies marinhas, como por exemplo as tartarugas. Os mais novos terão duas mesas, também elas interativas, onde poderão ver os seus peixes desenhados ganhar vida e segui-los no ecrã ou em casa. O AVG como casa da ciência e museu de história natural continuará a ser assim uma porta para o oceano, que permitirá ao público uma maior interação com este ecossistema tão importante. Sendo um dos aquários-museus mais antigos do mundo, com quase 124 anos de existência, o Aquário Vasco da Gama continua a desenvolver várias intervenções num processo de mudança de paradigma na sua forma de comunicar com o público, apostando essencialmente numa transição para o digital. Aproveite o fim-de-semana e visite este novo espaço em família!
Mais informações em: tel. 214 205 000; aquariovgama@marinha.pt; aquario.svc.educativo@marinha.pt
Palestras, Conferências, Colóquios, Torneios e Concursos
SSP22: O Espaço Aberto à Comunidade
The Alpha Centauri System: a beckoning neighbor com Pete Worden
Data: 2 de agosto
Horário: 20h30
Local: Campus do Técnico do Taguspark
Público-alvo: Público em geral
Descrição: A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, o Instituto Superior Técnico e a Câmara Municipal de Oeiras deram no passado dia 27 de junho as boas-vindas aos participantes da edição de 2022 do Space Studies Program (SSP22), promovido pelo 34.º ano pela Internacional Space University (ISU). A edição em curso tem um Espaço aberto à comunidade. Os eventos abertos ao público em geral têm todos início às 20h30. No âmbito do “Space Studies Program” de 2022, Pete Worden apresenta o sistema “Alpha Centauri”, que se insere nas iniciativas “Breakthrough” e que tem sido palco das mais recentes descobertas científicas em busca de sinais de vida além da Terra. As iniciativas “Breakthrough” são um conjunto de programas científicos de exploração espacial que incluem “Breakthrough Listen”, uma busca por assinaturas tecnológicas e vida avançada, “Breakthrough Watch”, um programa terrestre e espacial para apoiar imagens diretas de exoplanetas próximos e “Breakthrough Starshot”, um programa interestelar para desenvolver sondas de velas de luz destinadas a “Alpha Centauri”. Múltiplas observações estão em andamento e estão a ser elaborados planos para uma eventual visita. Resultados recentes sugerem a possível presença de um planeta gigante na zona habitável de Rigel Kentaurus. Nos últimos anos, vários planetas foram confirmados orbitando” Proxima Centauri” – um parece ser do tamanho da Terra e na “zona habitável” da estrela. A entrada é livre, mas com registo obrigatório.
Mais informações em: https://ssp22.isunet.edu/index.php/events/ | https://www.oeiras.pt/web/guest/-/space-studies-program-2022-eventos-abertos
Prémios e Bolsas
Bolsas NOS ALIVE IGC: Candidaturas abertas em agosto
Data: Até 4 de setembro
Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC)
Público-alvo: Estudantes Universitários
Descrição: As Bolsas NOS ALIVE – IGC, dirigidas a jovens licenciados Portugueses, garantem a integração num dos laboratórios do Instituto Gulbenkian de Ciência, por um período de 12 meses, e parte deste tempo passado numa instituição parceira no estrangeiro. Os candidatos podem escolher um dos cinco projetos de investigação disponíveis nas áreas de biodiversidade, ecologia e impacto da interação do organismo com micróbios. As candidaturas estarão abertas até 4 de setembro e serão atribuídas 2 bolsas.
Mais informações em: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/ciencia-e-sociedade/eventos-com-ciencia/nos-alive/candidaturas/
António Coutinho Science Awards – 4ª Edição 2022/2023: Candidaturas abertas
Data: De 1 de agosto a 7 de outubro
Local: Instituto Gulbenkian Ciência (IGC)
Público-alvo: Estudantes Universitários
Descrição: Os António Coutinho Science Awards são dirigidos a estudantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou descendentes de nacionais dos PALOP residentes em Portugal, bem como a estudantes e investigadores doutorados residentes nos PALOP. Em homenagem ao Professor António Coutinho, antigo Diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), e impulsionador da ciência a nível nacional que garantiu a projeção internacional do conhecimento científico, o IGC, em parceria com a Merck e o Município de Oeiras (MO), criaram um programa anual em seu nome que inclui duas bolsas e um prémio e é gerido pelo Centro Colaborativo Gulbenkian. Encontram-se abertas as candidaturas para os António Coutinho Science Awards até 7 de outubro 2022.
Mais informações em: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/premios/acsa/candidaturas/
Formação, Oficinas e Comunidade de Professores
Programa de Estudos Espaciais – SSP22
Data: 1 julho a 26 de agosto 2022
Local: Campus Taguspark do Instituto Superior Técnico
Público-alvo: Estudantes universitários
Descrição: O Programa de Estudos Espaciais (Space Studies Program 2022- SSP22) é uma iniciativa da International Space University (ISU) que decorre este ano pela primeira vez em Portugal, com organização local da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e do Instituto Superior Técnico, tendo o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. O SSP22 é um curso intensivo de desenvolvimento profissional, que decorre durante nove semanas, com participantes e especialistas de todo o mundo, vindos de várias agências, empresas e outras entidades do ecossistema espacial global.
Mais informações em: https://ssp22.isunet.edu/
6.ª Workshop ‘Modelos Multi-Higgs’ – 2022
Data: 30 agosto a 2 de setembro
Local: Sala VA4 no Edifício de Civil, Técnico, campus Alameda
Público-alvo: Professores, investigadores, alunos e público geral
Descrição: O Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP-IST) é uma das unidades de investigação organizadoras, designadamente os professores Jorge Romão e João Paulo Silva, e o investigador Luís Lavoura. O professor Gustavo Castelo-Branco (DF-IST; CFTP-IST) integra o comité consultivo internacional do evento.
Mais informações em: http://cftp.tecnico.ulisboa.pt/~2hdmwork/index.php
1ª Edição da Escola de Verão da “Climate Change AI” – 2022
Data: 15 de agosto
Local: on-line
Público-alvo: Professores, investigadores, alunos
Descrição: A iniciativa global “Climate Change AI” organizará a primeira edição da Escola de Verão que irá decorrer em formato completamente virtual, de 15 a 26 de agosto de 2022 (dias úteis). O fuso horário do programa será definido com base nos fusos horários dos participantes. A Escola de Verão da Climate Change AI foi estruturada para educar e preparar os participantes com experiência em inteligência artificial e/ou experiência numa área relacionada com as mudanças climáticas, para abordar problemas com relevância para as alterações climáticas usando inteligência artificial (AI). A escola de verão tem como objetivo reunir um grupo multidisciplinar de participantes e facilitar o trabalho em equipa através de projetos para fortalecer a colaboração entre diferentes áreas e promover o networking neste âmbito.
Mais informações em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/1-a-edicao-da-escola-de-verao-da-climate-change-ai-2022/