A Assembleia Municipal de Oeiras aprovou a construção e instalação do novo Laboratório do Católica Biomedical Research Centre (CBR) no edifício da Biblioteca do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).
A participação financeira do Município resulta de uma parceria com a Universidade Católica Portuguesa.
Com este investimento, no valor de 1.640.762,56€, Oeiras reforça-se enquanto ecossistema científico e tecnológico, em estreito alinhamento com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia (EOCT) 2020-2025.
O futuro centro de investigação biomédica passará a estar integrado no Centro Académico Clínico Católica-Luz da Faculdade de Medicina, da Universidade Católica, e promete continuar a contribuir para a inovação médica do país.
Em particular, no que diz respeito à ciência fundamental em biologia, impactará positivamente o Programa Ciência Aberta a Oeiras, complementando as iniciativas já dinamizadas pelo IGC e pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB Nova).
O projeto, que implica a adaptação integral do 3º piso da Biblioteca do IGC para a construção de cinco laboratórios, deverá estar finalizado em 4 meses.
Posteriormente, e ao longo de quatro anos, serão desenvolvidas sete ações, alinhadas com os três pilares – ensino, investigação e atividade clínica – da Faculdade de Medicina:
- “Eu sou STEAM: Programa de Literacia Académica”,
- “Minde Dates: Programa de Mentoria para alunos pré-universitários”,
- “Job Shadowing: Quem faz Ciência?”,
- “Workshop de Ilustração científica”,
- “Hands-on & Minds-on: Kits experimentais para alunos do ensino secundário”,
- Café com Saúde – Seminários de Educação para a Saúde”,
- “Palestras TRAILBLAZER em Desafios Globais”.
O posicionamento científico e tecnológico do campus do Palácio do Marquês e da marca Oeiras Valley sai, assim reforçado, sendo inestimável o valor que o projeto trará, no longo prazo, para o município e para a inovação médica nacional e internacional.