O Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (MGF), dia 6 de fevereiro, foi assinalado com um encontro que se realizou no Centro de Saúde de Oeiras sob o tema ‘Workshop sobre Saúde da Mulher – Saúde Reprodutiva, Saúde Sexual e o Projeto Práticas Saudáveis’, dirigido a profissionais de saúde, especialmente, da vertente comunitária e escolar.
Esta iniciativa da Unidade de Saúde Pública de Oeiras e Lisboa Ocidental, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e a colaboração da P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento, inseriu-se nas atividades do ‘Projeto Práticas Saudáveis – Fim à Mutilação Genital Feminina’. Foi apresentado um Kit /álbum pedagógico sobre Educação e Saúde Sexual e Reprodutiva, a ser distribuído por Unidades de Saúde, onde a temática da MGF poder ser trabalhada de forma integrada, com populações migrantes, de uma forma culturalmente adaptada.
O dia 6 de fevereiro foi internacionalmente consagrado como o Dia Internacional da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina, em 2003, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo alertar e sensibilizar para esta prática, atentatória dos direitos humanos de meninas e mulheres, bem como da sua integridade física psicológica.
Em todo o mundo mais de 200 milhões de meninas e mulheres já foram sujeitas a esta prática que consiste nas intervenções realizadas nos órgãos genitais femininos externos, por razões não médicas.
Em Oeiras, esta é uma temática trabalhada no âmbito da violência, com particular destaque para a Rede Integrada de Oeiras Contra a Violência.