O Município de Oeiras assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, nos dias 25 e 26 de novembro, iluminando o edifício dos Paços do Concelho com a cor laranja. Esta iniciativa insere-se na adesão à campanha global “Orange the World”, promovida pela ONU no âmbito dos 16 Dias de Ativismo contra a violência de género.
Através da mensagem #NoExcuse, o Município reforçou o seu compromisso público em combater todas as formas de violência que afetam as mulheres ao longo das suas vidas.
Conheça os números preocupantes:
▶ Mundialmente:
◾ Em 2022, a cada 10 minutos uma mulher é morta;
◾ 1 em cada 3 mulheres (cerca de 736 mulheres) foi alvo de violência física e/ou sexual por parte de companheiro/a ou ex-companheiro/a, pelo menos uma vez na sua vida;
◾ Em 2022, cerca de 48.800 raparigas e mulheres foram mortas pelos parceiros ou outros membros da família;
◾ 1 em cada 4 adolescentes do sexo feminino é alvo de abuso sexual, físico ou psicológico por parte dos seus parceiros/as;
◾ Em 2020, para cada 10 vítimas de tráfico humano, 4 era mulheres adultas e 2 adolescentes.
◾ 90% das vítimas de tráfico humano para fins sexuais são mulheres.
▶ Em Portugal:
◾ Dados do Observatório das Mulheres Assassinadas, promovido pela UMAR, mostram que, entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2024, já foram assassinadas 25 mulheres.
◾ Dados do Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado (2022, INE, I.P. e APAV) indicam que 1 em cada 10 mulheres em Portugal (10,3%) já sofreu violência física ou sexual na intimidade. Esta número aumenta para 22,5% quando se inclui a violência psicológica.
Em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas, eliminando todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas pública e privada, incluindo tráfico, exploração sexual e outros tipos, o Município de Oeiras está comprometido com o fim de todas as formas de violência contra as Mulheres, independentemente da idade e das geografias.
#NoExcuse. UNiTE to End Violence against Women,
#Sem Desculpas. Uni-vos pelo fim da Violência contra as Mulheres