O Município de Oeiras iluminou de azul o edifício dos Paços do Concelho, na noite de 13 para 14 de novembro, de modo a assinalar o Dia Mundial da Diabetes.
Segundo os dados apresentados num relatório da OCDE, publicado em novembro de 2020, Portugal era em 2019 um dos dois países da União Europeia com maior taxa de prevalência de diabetes entre adultos. Neste ano, Portugal tinha 9,8% dos adultos (entre os 20 e os 79 anos) com diabetes dos tipos 1 e 2, seguido apenas pela Alemanha (10,4%), o pior país da União Europeia nas estatísticas.
A diabetes é uma doença crónica que, se não for diagnosticada ou devidamente controlada, pode resultar em complicações mais graves como: cegueira, insuficiência renal ou amputação de membros inferiores. A doença traduz-se na incapacidade de o organismo regular os níveis excessivos de açúcar no sangue uma vez que o pâncreas não consegue produzir insulina, e provoca o aumento do risco de doenças cardiovasculares e da infeção respiratória Covid-19.
Em 2019, a Organização Mundial de Saúde identificou a diabetes como uma das 10 principais causas de morte. Sendo considerada uma doença com graves consequências a médio e longo prazo, pode, no entanto, ser prevenida em grande parte dos casos.
Assinalar esta data através da Comemoração do Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo a consciencialização e a informação da população sobre questões que afetam diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
A explicação do símbolo alusivo à doença – círculo azul – significa a união dos povos em torno da diabetes. O azul representa, igualmente, o céu e a cor da bandeira das Nações Unidas.
Aproveite esta semana para fazer uma Avaliação de Risco da Diabetes e melhore os seus conhecimentos sobre a doença. No caso de já ser diabético, tenha atenção à prevenção de eventuais complicações decorrentes da doença.