A Câmara de Oeiras concede Bolsas de Estudo de acesso ao Ensino Superior aos jovens do concelho que não tenham condições financeiras de suportar custos das propinas.
Chegou ao conhecimento do Município de Oeiras, através das redes sociais, que a jovem Raquel Barros estaria a vender pastilhas no Parque dos Poetas para angariar fundos para poder estudar na Universidade.
No dia 21 de junho, a jovem foi contactada pelo Vereador da Educação desta Câmara Municipal, tendo sido informada da existência de Bolsas de Estudo municipais de acesso ao Ensino Superior que dá a possibilidade a todos os alunos que não tenham condições financeiras de poder prosseguir os estudos, assegurando à jovem que seria contactada pelos serviços de Educação do Município com detalhes sobre o programa e a forma de candidatura. Assim foi.
A 25 de junho, os serviços de Educação informaram a jovem Raquel Barros dos detalhes do programa de Bolsas de Estudo e de Mérito, destinado a residentes do Município, até aos 40 anos que ingressem num curso técnico superior profissional, licenciatura, com ou sem mestrado integrado e mestrado, em estabelecimentos de ensino superior público, privado ou cooperativo, reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Educação.
As Bolsas de Estudo têm como objetivo primordial apoiar financeiramente todos os estudantes do ensino superior residentes em Oeiras, que cumprem com as condições de elegibilidade prevista no regulamento em vigor.
Ainda não estão abertas as candidaturas para o ano letivo 2024/2025, mas em breve será disponibilizada mais informação neste link.
No mesmo dia, a jovem agradeceu a exposição e informação, mostrando-se interessada em candidatar-se ao programa.
No dia seguinte, a 26 de junho, o caso foi exposto no programa Casa Feliz – SIC. A jovem foi convidada do programa, mantendo o apelo de angariação de fundos para prosseguir os estudos, merecendo a solidariedade dos telespetadores que não souberam – ainda que a produção do programa tivesse conhecimento – que o caso da jovem já estava a ser acompanhado pela Câmara de Oeiras.
Serve assim esta nota para reiterar o apoio do Município de Oeiras a qualquer jovem que queira prosseguir os estudos universitários, mas não tenha condições financeiras de pagar as propinas. A Câmara de Oeiras tem um programa de Bolsas de Estudo, tendo atribuído 1.200 bolsas de estudo em 2024.
A jovem Raquel Barros, a quem o Município de Oeiras louva o espírito empreendedor e a luta pelos seus sonhos, poderá destinar a verba já angariada a outro objetivo, porque no que respeita aos estudos, a Câmara Municipal de Oeiras assegura a despesa financeira.